Mais de 50 expositores estiveram reunidos na 15ª Brasil Sul Pig Fair, realizada em paralelo à programação científica do 16ª Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), entre terça e quinta-feira (13 a 15), em Chapecó (SC). Empresas nacionais e multinacionais apresentaram o melhor que há no segmento em soluções para genética, nutrição, aditivos, sanidade e equipamentos no evento promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet)
A feira foi marcada por inovação, networking e conexões entre empresas e clientes. Para o presidente do Nucleovet, Tiago José Mores, esse foi um importante espaço para o Simpósio no qual os profissionais puderam conhecerem novos produtos, soluções e até mesmo empresas de vanguarda. “Estamos recebendo feedbacks muito positivos dos expositores sobre a organização, a estrutura do evento e a qualidade do público. A feira é uma vitrine para lançamentos e a grande movimentação comprova isso”, destaca.
Mores ressalta que a comissão organizadora já possui lista de espera de marcas interessadas em expor na Pig Fair. “É fundamental que as empresas interessadas entrem em contato com a secretaria do Nucleovet para serem incluídas na lista de espera, pois o espaço é limitado e a demanda é grande.”
PRIMEIRA NO MUNDO
Uma das grandes inovações trazidas para os congressistas e lançada durante o evento, foi a vacina Safesui Glasser ONE, produzida pela Ourofino Saúde Animal, a 1ª vacina do mundo de dose única contra a doença de Glässer.
Parceira de longa data do SBSS, a Ourofino trouxe uma solução inédita para prevenir essa enfermidade que acomete granjas de todo o mundo. Além do diferencial da dose única, a vacina é composta por quatro sorovares, o que confere um espectro de proteção maior do que todas as outras vacinas disponíveis no mercado.
O gerente de marketing e técnico da unidade de negócios da Ourofino, Flávio Hirose, salienta que a vacina oferece uma proteção heteróloga e traz uma imunidade superior aos leitões, contra os principais sorovares da doença que estão presentes nos sistemas de produção de suínos.
A vacina deve entrar no mercado já nos próximos dias e estará disponível ao produtor. “É uma solução exclusiva, que facilita o manejo e traz mais praticidade por ser uma dose única, além da proteção heteróloga comprovada. É um motivo de grande orgulho para nós, por ser uma vacina produzida aqui, por uma empresa brasileira, com tecnologia nacional e que está à frente de todas as empresas multinacionais produtoras de vacinas, com relação à prevenção à doença de Glässer”, frisa Flávio.
SUINOCULTURA 4.0
Outra novidade que chamou a atenção dos congressistas foi o do ROBOAGRO MATRIX, solução apresentada pela Roboagro para o fornecimento preciso de ração. O alimentador de suínos segue o conceito da suinocultura de precisão, ou suinocultura 4.0, para entregar a quantidade exata de ração para cada animal.
O CEO da Roboagro Giovani Molin sublinha que apresentar o lançamento no SBSS é essencial para a empresa, pois o evento reúne os mais diversos integrantes da cadeia produtiva. “Essa tecnologia que trouxemos ajusta a quantidade de ração de acordo com o score corporal e a condição de cada porca, garantindo a produção de leitões de alta qualidade. O robô, que já teve sucesso nas fases de crescimento e terminação desde seu lançamento há oito anos, agora tem uma nova versão para atender a demanda dos produtores que precisam de uma solução para as fases iniciais.
“Inovações como as que vimos na 15ª Pig Fair refletem a liderança do Brasil em boas práticas e na eficiência na suinocultura. O desafio agora é expandir a produção, melhorar os resultados e aumentar a competitividade no mercado global. A tecnologia é fundamental nesse sentido e, pelo que foi apresentado na feira, podemos prever grandes avanços para a cadeia produtiva”, aponta o presidente Mores.
GRANJA DO FUTURO
Equipamentos modernos e novas tecnologias ao alcance do produtor para aprimorar a cadeia da suinocultura estiveram presentes na Granja do Futuro. Essa é a segunda edição da atração, que integrou o 16ª Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS).
O espaço, também montado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, reuniu mais de 15 expositores parceiros. Participaram o grupo de empresas Granja do Futuro, as empresas STA – Soluções Tecnológicas para Agronegócio, Brasplast Embalagens, Crystal Spring Brasil e Farenzena, além das entidades Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) e Embrapa Suínos e Aves.
A Granja complementa a programação científica do evento e traz uma oportunidade ímpar para que congressistas e empresas troquem ideias e compartilhem o que há de soluções disponíveis no mercado para as demandas de todo o setor. “Buscamos constantemente trazer empresas focadas em tecnologia, inovação e inteligência artificial. Embora não seja possível, todos os anos, contar com novas soluções tecnológicas – devido ao tempo necessário para seu desenvolvimento –, neste ano tivemos um conceito mais bem definido da Granja do Futuro com a apresentação de novas soluções”, explica o presidente do Nucleovet.
Focada exclusivamente em equipamentos para a suinocultura, uma das expositoras da feira deste ano, a STA produz e comercializa bebedouros, comedouros, sistema de transporte de ração, aquecimento, climatização, além de projetos personalizados para atender demandas específicas.
De acordo com o supervisor comercial da empresa, Gustavo Flister, a empresa usa tecnologia de ponta para fornecer equipamentos com qualidade e inovação. O carro-chefe são os comedouros. “É um sistema muito utilizado nas fases de creche e terminação, que proporciona inúmeras vantagens em relação aos comedouros convencionais. Além de reduzir o desperdício, é de fácil manutenção e apresenta excelente conversão alimentar”, explicou.
Para Gustavo, a Granja, bem como o Simpósio, são excelentes oportunidades para aproximar clientes, estreitar relações e prospectar negócios. “Para nós é um dos principais eventos do setor e é gratificante estar presente. Encerramos nossa participação com um saldo positivo. Estamos atravessando uma fase positiva, o produtor também e tudo isso contribui para novas parcerias”, finalizou.
16º SBSS
O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, evento promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), reuniu médicos veterinários, zootecnistas, consultores, pesquisadores, profissionais da agroindústria e produtores rurais nos dias 13, 14 e 15 de agosto, em Chapecó (SC). A 16ª edição teve apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), da Embrapa Suínos e Aves, da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).