Evento, promovido pelo Nucleovet, destacou ciência, inovação e conexões da cadeia produtiva da suinocultura.
Três dias intensos e espetaculares na difusão de conhecimento técnico, científico e de qualidade. Assim, pode ser avaliado o 17º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), realizado na última semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o evento técnico se consolidou como o mais relevante da América Latina. Sua programação científica abordou questões estratégicas emergentes desde os avanços em bem-estar animal, sanidade, nutrição, genética e gestão de pessoas.
Os números comprovam o sucesso desta edição, que teve incremento de 16,26% no número de participantes ao atingir a marca de 2.194 profissionais. Esse número é superior a edição 2024 do SBSS que registrou um público de 1.887 pessoas, entre veterinários, zootecnistas, produtores rurais, consultores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da agroindústria do Brasil e da América Latina. “Em 2025, tivemos um público recorde das nossas edições presenciais, o que comprova que estamos no caminho certo ao propor assuntos de interesse da cadeia de suínos”, observou o presidente do Nucleovet, Tiago Mores.
Em sua trajetória o SBSS cresceu não apenas em números de público, mas de impacto na geração de valor ao compartilhar resultados de pesquisas, proporcionar debates sobre inovações e, principalmente, propiciar conexões humanas. O sucesso de mais uma edição foi celebrado pelo presidente do Nucleovet e pela comissão organizadora da décima sétima edição. “Estamos muito contentes. Os feedbacks foram positivos e a feira oportunizou a troca de experiências. E, agora temos uma responsabilidade ainda maior de preparar a próxima edição, para que seja melhor do que a recém-encerrada”, antecipou ao destacar que o evento é resultado de um projeto coletivo, de uma jornada compartilha entre associados do Nucleovet e demais atores do setor.
GERAÇÃO DE VALOR
Para o presidente da Comissão Científica, Paulo Bennemann, mais uma vez o SBSS superou as expectativas. Ao todo, foram 21 palestrantes distribuídos em sete painéis, que proporcionou um debate interessante. “Os feedbacks que recebemos foram bem positivos dos congressistas e com muitos elogios em relação à qualidade dos temas debatidos. Então, finalizamos mais uma edição com aquela sensação de dever cumprido, de que conseguimos levar a nossa essência que é trazer ciência aplicada ao dia a dia do campo, sempre pensando no bem-estar animal, sustentabilidade, nutrição, eficiência alimentar e sanidade”, analisou.
Um ponto que chamou a atenção foi a participação do público nas palestras. Paulo comentou que, infelizmente, o tempo acabou sendo limitado em virtude de tantas demandas de perguntas e questionamentos. “Isso mostra que conseguimos atingir um grau de maturidade e que a cada ano o SBSS vem se consolidando como um dos principais eventos técnicos científicos do país e da América Latina. Além de comprovar que conseguimos entregar o que há de melhor para a cadeia suinícola, para que seja cada vez mais produtiva e destaque sua eficiência na produção de proteína de alta qualidade”, enalteceu.
CONEXÕES QUE FORTALECEM
Além dos conhecimentos técnicos o SBSS promoveu debates sobre tendências tecnológicas que mudarão o futuro da atividade, como bem-estar animal e sustentabilidade, análise prática e inspiradora sobre os caminhos da cadeia produtiva ao conectar mercado, inovação e futuro em quatro eventos paralelos da grade científica. Mais de 100 marcas aproveitaram a oportunidade para apresentar seus principais lançamentos e novidades tecnológicas para a cadeia produtiva ao serem expositores da 16ª Pig Fair e da Granja do Futuro, que ocorreram em paralelo ao Simpósio. A estrutura de exposição esteve distribuída em 47 estantes, seis lounges internos, quatro lounges externos, 12 espaços na Granja do Futuro, quatro espaços de mídias parceiras, além de patrocinadores institucionais.
De acordo com Mores, muitas empresas se programaram para fazer lançamentos de produtos e tecnologias durante o evento, justamente, porque enxergam esse potencial de visibilidade de suas marcas em um público de qualidade. “Não há lugar melhor do que esse evento para trazer novidades que impulsionem o crescimento da cadeia suinícola”. O presidente complementou que associar a difusão de conhecimento científico e os eventos paralelos de qualificação profissional com a Pig Fair e a Granja do Futuro é extremamente relevante. “Nosso objetivo é trazer conteúdo técnico de qualidade que possa ser aplicado no dia a dia do profissional que participa do Congresso. Aliado a isso, a feira é o momento de networking e troca de experiência prática, no qual as empresas têm a oportunidade de mostrar as recentes novidades para o mercado”. Como exemplo, citou a utilização da inteligência artificial na produção animal.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além de uma oportunidade de aprendizado, networking e inspiração o Nucleovet tem compromisso com o bem-estar social, por isso a cada edição do Simpósio realiza doações para entidades que fazem a diferença na vida de diversas pessoas. Nesta edição, o valor de R$ 10 mil provenientes das inscrições no SBSS foi destinado ao Núcleo de Voluntários Formigas do Bem. A instituição tem como missão auxiliar crianças e adolescentes a partir do atendimento de necessidades básicas e diárias como doação de água, leite, suplementos alimentares, produtos de higiene, medicamentos e muito mais. O cheque simbólico foi entregue na solenidade de abertura do SBSS pela diretora social do Nucleovet Celita Matiello e pelo diretor executivo Nilson Sabino às representes da instituição beneficiada Leiri Diva Golo Piva e Enezilda Baggio.
Outra ação social tradicional é o NúcleoStore, que comercializa produtos personalizados relacionados ao evento, cujo lucro é revertido para entidades locais. Neste SBSS a entidade beneficiada foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, que tem como objetivo principal a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Entre os itens disponíveis, estiveram meia, camiseta, bóton, toalha, lixeiro para carro, vira mate e mouse pad. Cada produto carregou uma missão maior, já que todo lucro será integralmente destinado a Rede Feminina, ou seja, é um gesto de amor que se multiplica.