24 de julho é o Dia do Suinocultor, data que busca reconhecer a importância dos produtores de carne suína no Brasil
Avanços tecnológicos e soluções inovadoras voltadas à produção de proteína animal que são implementados em diferentes elos da cadeia envolvida na produção – desde os produtores de ração até os criadores e o abate, são importantes aliados para garantir maior produtividade e sustentabilidade ao setor. No Brasil, a produção de carne suína segue em alta e recentemente foi mais uma vez apontada como a proteína animal que mais cresce. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), estima-se que, em 2021, a produção brasileira de carne suína terá um crescimento de 3,5%.
Desde o início desta cadeia, na elaboração da nutrição animal, está a BASF, contribuído por meio do fornecimento de ingredientes para compor a ração. Esses ingredientes melhoram a digestão, a absorção de nutrientes e, consequentemente, a qualidade de vida dos animais, produtividade e sustentabilidade da produção. Entretanto, a companhia foi além e hoje já trabalha também com recursos tecnológicos para o desenvolvimento sustentável do manejo.
Um desses recursos é a Opteinics (Optimizing Protein Analytics ou “Otimização da Análise de Proteínas”). Trata-se de uma solução digital para minimizar o impacto ambiental na produção de alimentos para animais. Em uma integração nova e única, a ferramenta é usada em combinação com BESTMIX®, uma das soluções mais renomadas mundialmente em software de formulação de ração. A partir dessa junção é possível que o nutricionista ou o formulador do alimento avalie e diminua o impacto ambiental, equilibrando a criação da ração em termos de nutrição e custo. Também contribui para que a indústria de ração aumente a eficiência e ao mesmo tempo reduza o impacto ambiental, sem a necessidade de estudos de consultoria demorados. Desta forma, a BASF busca atender às necessidades dos animais, dos consumidores e da sociedade como um todo.
Outra ferramenta digital é o Cloudfarms (www.cloudfarms.com), um software de gestão pecuária, rastreabilidade e agricultura de precisão com foco na produção de suínos. A solução permite aos produtores melhorarem continuamente a eficiência e a produtividade de operações agrícolas complexas. Com esse sistema eles podem gerenciar, rastrear e analisar seus dados de produção a partir de operações diárias em tempo real. Derivar insights com soluções digitais, conectando e analisando dados em toda a cadeia de valor, ajuda a aumentar a eficiência, a vitalidade animal e a sustentabilidade.
A sustentabilidade também está fortemente presente nos produtos voltados para a dieta de suínos. Um deles é a enzima Natugrain®TS – composto que melhora a conversão alimentar e aumenta a eficiência energética do alimento. Há ainda a enzima Natuphos®E, responsável por reduzir a necessidade de incluir fontes inorgânicas à ração, diminuindo os custos com a alimentação. Já os glicinatos, microminerais que ajudam no bem-estar do animal, como cobre, ferro, manganês e zinco, têm alta biodisponibilidade, reduzindo a excreta desses elementos no solo. Todas essas soluções são importantes aliadas da produtividade.
Jéssica São Leandro Sigrist, gerente regional de Marketing para Ingredientes de Performance da BASF, ressalta que a melhoria da nutrição na criação de animais é a chave para que esta atividade tenha um menor impacto nas mudanças climáticas. No entanto, é preciso de um acompanhamento de todos os processos durante o manejo, desde a produção, até chegar ao consumo do público final. “Dessa forma, a tecnologia desenvolvida pela BASF se torna uma grande aliada dos produtores de proteína e ainda colabora para a redução do impacto ambiental causado pela criação de animais, garantindo o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva”.
Sobre a divisão de Nutrição e Saúde da BASF
A divisão de Nutrição e Saúde da BASF oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para as indústrias de nutrição humana e animal, farmacêutica, etanol e sabor e fragrância. Em conjunto com os nossos clientes, desempenhamos um papel ativo na melhoria da nutrição, da saúde e do bem-estar dos consumidores em todo o mundo. Nossos produtos cumprem os mais altos padrões de segurança, regulação e sustentabilidade. As nossas soluções de nutrição humana incluem vitaminas e carotenoides, esteróis de plantas, ésteres de luteína e esteróis, emulsionantes, ácidos graxos ômega 3 altamente concentrados, oligossacarídeos de leite humano e peptídeos. As vitaminas e os carotenoides também constituem uma parte importante do nosso portfólio de nutrição animal, assim como outros aditivos, tais como oligoelementos, enzimas e ácidos orgânicos. Nós fornecemos à indústria farmacêutica uma ampla gama de excipientes e ingredientes farmacêuticos ativos de grande volume selecionados, tais como ibuprofeno e ácidos graxos ômega 3. Alavancando nossa tecnologia avançada, criamos enzimas industriais de alto desempenho para diferentes mercados, como a produção de etanol. Além disso, oferecemos ingredientes aromatizantes como citral, geraniol e L-mentol. A divisão de Nutrição e Saúde da BASF atua na Europa, na América do Norte, na América do Sul e na Ásia-Pacífico. Para mais informações, consulte www.basf.com.
Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 110.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com.