O pesquisador Everton Krabbe foi anunciado no início da noite de quarta-feira (18) como novo chefe geral da Embrapa Suínos e Aves para o período 2021-2024. A escolha pela diretoria executiva da Embrapa encerra assim o processo de seleção iniciado no final de junho.
Krabbe, de 50 anos, é empregado da Embrapa Suínos e Aves desde 2011. Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, tem mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Zootecnia pela mesma instituição. Suas principais áreas de atuação são em produção animal, qualidade de alimentos, nutrição e meio ambiente.
O pesquisador substitui a partir do dia 1º de setembro a também pesquisadora Janice Zanella, que comandava o centro de pesquisa de Concórdia-SC desde agosto de 2014.
A posse da nova chefia está marcada para o dia 10 de novembro, às 10h30, e será transmitida pelo canal do YouTube da Embrapa com a presença do presidente da empresa, Celso Luiz Moretti, e do diretor-executivo de Gestão Institucional, Tiago Toledo Ferreira.
A Embrapa Suínos e Aves – Criada em 13 de junho de 1975, a Embrapa Suínos e Aves é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atua com foco nas demandas das cadeias produtivas de suínos e aves e de sustentabilidade para soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em benefício da sociedade brasileira.
A equipe da Embrapa em Concórdia tem 175 empregados, sendo 42 pesquisadores, 48 analistas, 29 técnicos e 56 assistentes, além de 120 colaboradores externos. A Unidade ocupa uma área de 210 hectares no distrito de Tamanduá, a cerca de 12 km do centro da cidade.
O centro de pesquisa tem quatro laboratórios (análises físico-químicas; sanidade e genética animal; biogás; e biotecnologia e nanotecnologia), campos experimentais e unidades de produção de suínos e de aves e de biometano, núcleo de conservação genética de aves, abatedouro experimental, central de coleta de sêmen, fábrica de ração e estação agrometeorológica, além de outras instalações de apoio.
Entre os projetos atuais desenvolvidos em Concórdia estão estudos em sanidade animal, sistemas de produção e nutrição, segurança dos alimentos, melhoramento genético e genômica animal, meio ambiente, socioeconomia e apoios ao Programa ABC e a câmaras setoriais.
A Embrapa também tem atuação na efetivação de políticas públicas, como a modernização do Sistema de Inspeção Federal para abates de suínos e de aves, reutilização de cama aviária, avaliação de tecnologias para a destinação de animais mortos, uso do biogás, adoção de boas práticas de produção para granjas de aves de postura, biosseguridade mínima para granjas de suínos de abate e em práticas de bem-estar na suinocultura e nos planos nacionais de prevenção, controle e monitoramento do javali e de controle da resistência antimicrobiana.