A Tyson Foods rejeita categoricamente as acusações levantadas ontem (9) pelo Secretário de Agricultura e o Diretor do Conselho Econômico Nacional em uma coletiva de imprensa da Casa Branca.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos publicou recentemente um relatório detalhando os impulsionadores da inflação ao consumidor no setor de alimentos, nenhum dos quais está relacionado à consolidação ou escala da indústria. O relatório pode ser acessado clicando aqui
Conforme explicamos em detalhes ao Comitê do Senado dos Estados Unidos sobre o Judiciário, em depoimento prestado em agosto de 2021, que pode ser acessado clicando aqui, o aumento do preço da carne bovina, em particular, é devido a condições de mercado sem precedentes.
Múltiplos e sem precedentes choques de mercado, incluindo uma pandemia global e condições climáticas severas, levaram a uma queda inesperada e drástica na capacidade dos processadores de carne de operar em plena capacidade. Isso levou a um excesso de oferta de gado vivo e à falta de oferta de carne bovina, enquanto a demanda por produtos de carne bovina aumentava. Com isso, o preço do gado caiu, enquanto o preço da carne aumentou. Hoje, os preços pagos aos pecuaristas estão subindo.
A escassez de mão de obra – a incapacidade da indústria de prover pessoal adequado para suas fábricas – agravou a situação. A escassez de mão de obra também está afetando a oferta de carne suína e de aves do país.
A Tyson Foods hoje paga a seus funcionários de linha de frente uma média de US$22 por hora, incluindo benefícios médicos completos; anunciamos recentemente licenças por doença e benefícios de férias adicionais pagos a partir de 2022. A empresa também está testando programas de creche e fornecendo acesso a vacinas para todos os seus trabalhadores nos Estados Unidos.
É incorreto sugerir que a consolidação na indústria de processamento de carnes está levando a preços mais altos para os consumidores. Na verdade, evidências de competição saudável também podem ser encontradas observando-se os resultados históricos. Por exemplo, vimos um aumento na disponibilidade e qualidade da carne bovina, enquanto o preço se tornou mais acessível no último quarto de século: os dados mostram que, embora a concentração da indústria tenha permanecido relativamente constante por cerca de 30 anos, a qualidade aumentou significativamente.
Além disso, como ilustrou claramente recente tabela do Departamento de Agricultura dos EUA, as margens historicamente obtidas pelos animais e rações superam as margens do processador (aqui inclusa a Tyson) em quase todos os anos, exceto no mais recente .
A escala da Tyson permite que ela opere com eficiência, o que mantém os custos baixos para os consumidores. Na Tyson, contamos com produtores independentes e queremos que eles tenham sucesso, porque sem uma produção estável de gado, não podemos administrar nosso negócio. Em comunidades rurais em toda a América, todos os anos, investimos mais de US$15 bilhões com 11.000 fazendas independentes que nos fornecem bovinos, suínos e frangos.
A Tyson Foods está empenhada em trabalhar com o governo, o Congresso dos EUA e outros para encontrar maneiras de alimentar melhor este país em crescimento – e manter os preços ao consumidor acessíveis. Agradecemos uma discussão mais profunda sobre todas as questões levantadas hoje.