Mesmo diante do atual cenário de custos, empresa registra lucro bruto e EBITDA sólidos e resilientes, baseado na preferência dos consumidores por suas marcas, excelência operacional, logística, execução comercial e inovação
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, reporta receita líquida de R$ 12,4 bilhões no 3T21 e crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2020. O lucro bruto totalizou R$ 2,6 bilhões, aumento de 12% no comparativo com o 3T20. Já o EBITDA ajustado foi de R$ 1,4 bilhão, crescimento de 3,9% ante o 3T20, e o fluxo de caixa operacional alcançou R$ 1,6 bilhão. Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, a Companhia demonstrou resiliência e consolidou o resultado das várias iniciativas implementadas, reportando resultados e margens sólidas.
“Os resultados robustos e consistentes mesmo em um cenário tão desafiador foram atingidos graças a todas as iniciativas e processos implementados nos últimos anos, e também do foco na execução comercial, aumento da preferência dos consumidores por nossas marcas, e da evolução da receita vinda de Inovação. Esta gestão consistente nos permite seguir avançando, com disciplina financeira, na nossa estratégia de crescimento de longo prazo”, declara Lorival Luz, CEO global da BRF.
A receita no Brasil oriunda de inovação já representa 7% no 3T21, ante 5,6% em 2020. Entre os lançamentos do período, está a linha Sadia Livre&Lev, um novo conceito de produtos práticos, saborosos e com menos ingredientes. A BRF também lançou o primeiro frango plant-based carbono neutro do Brasil, o Veg Frango 100% Vegetal, da linha Sadia Veg&Tal, que tem as emissões neutralizadas do grão à mesa por meio de conservação florestal. Com estes avanços, a Companhia continuará a investir em inovação, sempre buscando novas formas de atender as diversas demandas dos consumidores e ampliando ainda mais a participação de produtos de valor agregado no portfólio, que correspondeu a 83% da receita do Brasil deste trimestre. A continuidade da expansão de volumes de venda no Brasil, fez com que registrássemos o maior resultado para um terceiro trimestre desde 2015.
Com uma estratégia e investimentos assertivos, as marcas da Companhia cresceram na preferência dos consumidores. Pela primeira vez, a Sadia chegou ao topo do ranking como a marca preferida do setor de Alimentos no Brasil em setembro de 2021, segundo a Kantar Insights. A Perdigão manteve sua posição e Qualy segue com ampla liderança em margarinas. Ainda neste período, a marca mais valiosa do Brasil e Top of Mind 2021 também celebrou o aniversário de 50 anos da mascote Lek Trek, um dos mais queridos personagens do marketing brasileiro e também conhecido como “o frango da Sadia”.
A Companhia evoluiu com suas iniciativas para expandir sua atuação em novos canais, disponibilizando seu portfólio no marketplace da Magazine Luiza e na plataforma de vendas BEES, da Ambev. Nesta última, a BRF terá uma loja própria para atender mais de 800 mil empreendimentos brasileiros cadastrados na plataforma, entre micros, pequenos e médios estabelecimentos, onde os clientes poderão comprar itens das marcas preferidas dos consumidores: Sadia, Perdigão e Qualy e de todo o portfólio de marcas de alimento da Companhia.
No mercado Internacional, a BRF apresentou um crescimento de vendas de 26% a/a, reflexo da maior demanda por alimentos, principalmente nas regiões do Oriente Médio, Ásia, Norte da África e Américas.
A receita líquida no segmento Halal continua em expansão, com manutenção de volumes e aumento dos preços em dólares tanto das operações no GCC (Conselho de Cooperação do Golfo), quanto no mercado turco, em +18,2% e +19,7% a/a, respectivamente. A melhora da margem EBITDA da região é reflexo da dinâmica de preços no GCC e, na Turquia, é fruto da execução comercial eficiente, aumento dos negócios na plataforma de exportações, crescimento na preferência das marcas e investimentos na região.
Considerando “Outros Segmentos”, que inclui BRF Ingredients e Pet, o lucro bruto saltou de R$ 78 milhões para R$ 164 milhões, uma alta de mais de 109%. A receita operacional líquida cresceu 78,8%, totalizando R$ 549 milhões ante R$ 307 milhões na comparação 2020 x 2021. Já a margem EBITDA registrou aumento de 108% (R$ 134 milhões no 3T21 versus R$ 65 milhões no mesmo período do ano anterior). A BRF Ingredients, que produz itens como farinhas e gorduras animais para rações usadas em aquicultura, pet food e suinocultura, foi o que mais impulsionou os resultados no período, com crescimento de 27,4% na comparação com o 3T20, saltando de 44 para 56 milhões de toneladas em volume. No segmento Pet, a Companhia seguiu com o plano de integração a partir das aquisições do Grupo Hercosul e Mogiana e avançou em inovação com oito novos produtos no pipeline do trimestre, sendo sete deles das marcas Three Dogs e Three Cats, dedicados à fase sênior de cães e gatos. O resultado do trimestre contempla um mês do resultado de ambas as empresas.
A agenda ESG, alinhada com a estratégia de crescimento da BRF, segue evoluindo rapidamente. Em associação com a AES Brasil e Pontoon, investirá em um parque eólico e um solar que juntos deverão gerar economia de R$ 1,7 bilhão nos próximos 15 anos e quase 90% da demanda de energia elétrica atual proveniente de fontes limpas nas operações do Brasil até 2024. Esses avanços contribuem e reforçam o compromisso da empresa em se tornar Net Zero em emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2040, tanto nas operações como na cadeia produtiva.
A Companhia também foi eleita uma das empresas mais transparentes em sustentabilidade pela Global Reporting Initiative (GRI), um importante reconhecimento que demonstra evolução constante em patamares de gestão e transparência empresarial. No ranking da Forbes, figurou como uma das melhores empresas para trabalhar no mundo e a mais bem classificada entre as três empresas brasileiras listadas no ranking.