Uma nova pesquisa da Euromonitor International revela que 23% dos consumidores globais estão tentando limitar o consumo de carnes. Ter um estilo de vida mais saudável é a principal razão que os consumidores apontam para seguirem dietas veganas, vegetarianas e flexitárias.
“A pandemia COVID-19 tornou os consumidores mais conscientes do impacto que suas ações individuais têm na sociedade. Um exemplo disso são os flexitaristas, que reduzem o consumo de produtos de origem animal e impulsionam o crescimento de alternativas à base de plantas”, diz Nozomi Hariya, sênior analista da Euromonitor International.
O mercado de alimentos à base de plantas cresceu 9% em 2019-2020, ultrapassando US $ 40 bilhões globalmente, de acordo com o estudo. No entanto, as reações são diferentes em cada região. Por exemplo, 57% dos consumidores globais acreditam que suas escolhas e ações podem fazer a diferença no mundo, enquanto apenas 25% dos entrevistados no Japão acreditam nesta afirmação, classificada como a mais baixa entre os 40 países pesquisados globalmente, de acordo com a Voz da Euromonitor the Consumer: Lifestyles Survey 2021.
O abastecimento sustentável, a redução do uso de embalagens plásticas e a busca por um menor desperdício de alimentos são três tendências que moldam a sustentabilidade nos tempos atuais, revela o estudo.
“Os benefícios de valor agregado além da sustentabilidade, como benefícios para a saúde ou acessibilidade, são essenciais para atrair consumidores. O uso de tecnologia e o trabalho em parceria entre indústrias e países também serão fundamentais para promover a sustentabilidade”.