Gustavo Penz, Diretor Geral para a América Latina.
Ele explica que o Grupo dinamarquês Chr. Olesen possui mais de 135 anos de história, segue como uma empresa familiar e liderada por sua 4ª geração, sendo o CEO Mads Olesen. “O Grupo Chr. Olesen se dedica à comercialização e distribuição de ingredientes para as indústrias de alimentação animal e humana, assim como para as farmacêuticas veterinária e humana”, discorre. Já o grupo chinês, continua Gustavo, Zhejiang NHU Company, que está listado na Bolsa de Valores de Shenzhen (002001.SZ), possui mais de 30 anos na indústria química, produzindo insumos para alimentação animal e humana. “Também atuam na produção de insumos farmacêuticos ativos (IFA), assim como aromas, fragrâncias e polímeros. Há muitos anos se destacam como um dos líderes mundiais na produção de vitaminas sintéticas”, pontua.
O executivo recorda que as operações do Grupo CHR. Olesen no Brasil e América Latina iniciaram em 2012. “Sabendo do potencial e entendendo os desafios de operar na região iniciamos nossos trabalhos por meio da abertura de uma empresa exclusiva à América Latina, aproveitando o know-how e estrutura do Grupo Olesen, além do conhecimento dos profissionais locais. Desde o início tínhamos clara a necessidade de estarmos presentes com operações em diferentes países latino-americanos, logo dando início as subsidiárias no Brasil e mais para frente no México”, recorda.
De acordo com Gustavo, no Brasil, desde o início e até o momento, a CHR. Olesen esteve direcionada à comercialização de aditivos para alimentação animal e humana. Uma operação exitosa e que, segundo o executivo, tornou a companhia em uma das mais importantes fornecedoras desses ingredientes dentro do território nacional. “Até aqui o nosso foco foram as vitaminas e os aminoácidos, podemos destacar o caso da Vitamina E, com certeza figuramos entre os líderes do mercado brasileiro, e em alguns momentos, com uma participação de mercado superior a 35%. Nos últimos anos passamos a atuar nos mercados de Metionina, Vitamina C e de pigmentos, como a Cantaxantina, com participação neste produto próxima de 40% do mercado brasileiro”, revela.
Ele destaca que a relação entre as duas companhias não é de hoje, foi iniciada 2000 com uma operação similar para atender o mercado europeu (NHU Europe GmbH). Agora, por meio desta nova joint-venture, o líder das operações para o Brasil e América Latina afirma que esta nova empresa vem para beneficiar os setores da alimentação animal e humana na região. “Desde 1º de janeiro de 2022 as agroindústrias, cooperativas e produtores independentes do Brasil e América Latina já contam com NHU/CHR. Olesen Latin America S.A, fruto da união de multinacionais referências globais na fabricação e distribuição de ingredientes”, destaca Gustavo.