Quando o assunto é nutrição animal, a fórmula é clara: é preciso aumentar a qualidade da ração oferecida com o menor custo possível. A atenção deve ser redobrada na fonte, ou seja, nas fábricas de rações e concentrados. A gestão de todo o processo – desde o recebimento da matéria-prima, armazenagem, passando pelo processamento de grãos até a distribuição -, precisa ser feita com excelência. E neste cenário, a tecnologia pode ser a grande aliada para obter o controle de forma criteriosa e eficiente.
Com 25 anos de experiência fornecendo exclusivamente soluções tecnológicas de gestão integrada para toda a cadeia agroindustrial, a Agrosys (www.agrosys.com.br), empresa situada em Criciúma/SC, ganha destaque quando o assunto é software de gestão para fábricas de rações e concentrados.
Utilizando tecnologia de ponta e modelos matemáticos para otimização dos processos, redução de custos e maximização dos resultados, a Agrosys garante as melhores ferramentas para a gestão. O controle começa ainda no recebimento de grãos, agendamento de descarga, análise de matéria-prima (padrão CONAB), secagem e limpeza, armazenagem, esmagamento, produção, peletização, embalagem, estoque e expedição com total rastreabilidade desde a origem do insumo até o cliente final.
Nutrição animal: controle garantirá o lucro da operação
A alimentação animal pode representar até 80% dos custos das criações, uma conta que envolve desde a compra dos insumos até a entrega da ração. Em uma indústria que abate 1 mil suínos por dia, a estimativa é de que, a cada R$ 0,01 de variação de custo da ração, o impacto seja de R$60 mil no custo final do suíno. Isso, em uma realidade econômica em que o preço das principais matérias-primas não para de subir. Assim, a gestão de custos em uma fábrica de rações, envolvendo fórmulas, matérias-primas, climatização e logística eficientes, é determinante para a produtividade e principalmente para a competitividade.
Segundo o Consultor de Operação da Agrosys, Cesar José Corrêa, o sistema faz o amplo gerenciamento de todos os processos da nutrição animal e permite detectar se a nutrição está obtendo o desempenho esperado. “O nutricionista analisa e desenvolve as melhores fórmulas com as melhores matérias-primas para cada plantel e com base nos dados do sistema, avalia a alimentação ideal para o melhor rendimento. Cada mudança de fórmula impacta no preço do animal”, explica o especialista lembrando que a fábrica de ração é um processo de industrialização responsável por transformar a matéria-prima em alimento adequado a cada fase de vida e estrutura do animal.
Apps facilitam o acesso às informações
Controlar e potencializar o processo de produção na fábrica de ração requer também acesso rápido aos indicadores e números importantes do negócio. A versão mobile do sistema permite aos gestores serem mais assertivos nas decisões diárias. “Nossas ferramentas têm como principal objetivo dar controle total dos processos aos clientes. Isso, para que eles visualizem a própria realidade de forma precisa, com informações que ajudem a tomar decisões com base em dados e indicadores reais”, ressalta Cesar José Corrêa.
Schoeler Agro usa a tecnologia para melhores resultados
Localizada na cidade de Piraí do Sul, no Paraná, a Schoeler Agro, empresa pertencente ao Grupo Schoeler, está entre os cinco maiores produtores de suínos independentes do Brasil. Com 22 anos de atuação, possui produção própria de leitões e domina todo o processo de engorda através de mais de 200 produtores integrados do Paraná e Santa Catarina.
De acordo com Jones Thomé, Gerente de Controladoria, a empresa ainda dispõe de uma fábrica de rações, frota de caminhões para atender toda a logística e unidades de produção de leitões. “No ano passado, comercializamos 550 mil suínos vivos para frigoríficos brasileiros e a expectativa para 2022 é chegar a 600 mil suínos”, destaca.
A parceria com a Agrosys iniciou há 10 anos quando a Schoeler, com foco em crescimento e produtividade, passou a ter todos os processos integrados em um único software de gestão. Controle, monitoramento e informação confiável e em tempo real foram as principais vantagens obtidas com a implantação do sistema. “Nós atuamos com o ciclo completo do animal vivo. Desde a matriz, passando pela reprodução, creche, crescimento e terminação. Esse ciclo é bastante longo, leva um ano para finalizar e para cada fase precisamos ter uma ração ideal para o suíno”.
Neste período, como lembra Thomé, o custo da alimentação é o que mais impacta o negócio, por isso a importância de ter uma análise apurada de números e matérias-primas. Por mês, a Schoeler produz cerca de 15 mil toneladas de ração e para otimizar, todos os meses uma equipe que envolve área comercial, gerente da fábrica de ração e nutricionista, reúne-se para avaliar a melhor formulação de ração para aquele período. Tudo com base na realidade do mercado, disponibilidade de matéria-prima, entre outros detalhes. “A Agrosys nos ajuda muito neste processo de controle, produção da fórmula, histórico do consumo, processo de qualidade da matéria-prima recebida do laboratório. Além da rastreabilidade e relatórios diversos. Todo o sistema é integrado, área fiscal, contábil, comercial, enfim, temos todos os números da empresa de forma acessível e prática”.
O material também está disponível na edição de março da Revista do SuiSite a partir da página 16, clicando abaixo.