A Associação Dos Suinocultores Do Vale Do Piranga (Assuvap), contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), em parceria com a ABCS, criou uma mega campanha para a promoção da segunda edição do “Carne de porco: Bom de preço, bom de prato” em Minas Gerais. Fugindo do comum, a associação investiu em comunicação e divulgação nas mídias tradicionais, ônibus e outdoors em pontos sugeridos pelos próprios suinocultores de Ponte Nova (MG) e região. O objetivo da ação é fazer com que o público que já consome a proteína, continue a escolher carne suína e novos consumidores potenciais sejam alcançados. Dessa forma, haverá escoamento da oferta, beneficiando toda a cadeia da suinocultura mineira.
Segundo Paula Gomides, Gerente geral da Assuvap e Coosuiponte, hoje a suinocultura enfrenta uma das suas maiores crises e ações precisam ser tomadas. “Atravessamos um momento de desafios na suinocultura nacional e nós, enquanto entidades representativas, precisamos nos reinventar para fortalecer nosso setor. Ano passado havíamos montado uma campanha bem expressiva em que reverteu nas vendas de 18 toneladas de carne suína na região do Vale do Piranga. Esse ano, voltamos com o sorteio de uma churrasqueira elétrica em cada ponto de venda e ajustamos a estratégia de comunicação nas mídias ON e off-line, para gerar alcance maior no consumidor final. Queremos aumentar as vendas e pensamos em gerar um impacto em todos as situações possíveis: desde a rádio ouvida pela manhã, enquanto muitos preparam a marmita para o trabalho; quando se toma o ônibus ou se vê pelo LED digital na cidade enquanto se vai para o horário de almoço; e até mesmo na hora do jantar, com o comercial da TV.”
Construção da campanha
Para que a campanha tivesse o efeito desejado pela associação, a entidade dividiu a estratégia em cinco passos. O primeiro foi conversar com os produtores para decidirem a área de atuação. O segundo foi definir a rota criativa da campanha. Em seguida, com a estratégia desenhada, era hora de atuar nos pontos de venda, definir o plano de mídia com foco nos consumidores e, por fim, realizar a ação ativa da marca.
Com isso, foi possível escolher os municípios onde a campanha seria trabalhada: Estêvão de Araújo, Jequeri, Mariana, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Rio Pomba, São Sebastião do Oeste, Viçosa e Visconde do Rio Branco. A estratégia de comunicação nesses municípios foi baseada na simplicidade da vida, o básico para ser feliz e encantar os consumidores. Por isso, a carne suína foi vinculada ao arroz e feijão como uma representação perfeita dessa mensagem.
Estratégia de Marketing
E para que a estratégia alcançasse o maior número de consumidores nas praças selecionadas, a Assuvap focou as ações de marketing nos pequenos varejos, para o público C e D, com material adaptado à cultura local e com linguagem objetiva, além de ações promocionais. Ainda focando na mídias off-line, que tem comunicação direta com o consumidor, a campanha será divulgada através da Rádio Ponte Nova, Rádio Montanhesca e TV Educar com o objetivo de fortalecer a campanha e gerar conexão com a marca. E para finalizar, também teve foco em divulgação externa com Led digitais nos municípios e propagandas nas traseiras dos ônibus.
Para aumentar o alcance, também houve o direcionamento de investimento para a mídia on-line com o objetivo de sustentar as ações de marketing nos pontos de venda, reforçando o conceito e a estratégia da campanha. A Coordenadora de Comunicação e Marketing da ABCS, Sarah Nunes, reforça a importância de levar a comunicação para a esfera online, se conectando com os consumidores em outro nível. “A comunicação on-line complementa a realizada off-line, aumentando o alcance e a abrangência da campanha”, finaliza.
A diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, parabeniza a estratégia e o empenho da ASSUVAP. “Esse tipo de ação entra em contato direto com a maioria dos consumidores brasileiros que efetivamente consomem proteína em quantidade e adequa uma linguagem que sugere experimentação. Comunicar adequadamente para gerar ação de consumo e envolver nisso os produtores! A ASSUVAP foi fantástica na elaboração e adequação da estratégia compartilhada pela ABCS para fazer acontecer e se torna um case nesse sentido. Há espaço para todas as instituições ampliarem esse trabalho. São campanhas como essas que agregam valor à nossa causa”, conclui.
A campanha “Carne de porco: bom de preço e bom de prato!” é uma iniciativa da ABCS, por meio do FNDS, desenvolvida em 2022 para promover a carne suína e incentivar seu consumo no mercado interno. Focada no pequeno e médio varejo, a ação tem seu foco voltado para preço baixo e economia com enxoval de peças digitais e para PDV.