A diferença entre salvar e economizar dinheiro, como guardar dinheiro todo mês sem perder qualidade de vida, orçamento doméstico, investimentos em renda fixa e variável. Esses foram alguns dos temas abordados na apresentação do curso “Saúde financeira” com a palestra “Onde investir seu dinheiro para atingir seus objetivos no curto, médio e longo prazo”, no fim de semana. A iniciativa foi do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e teve como objetivo despertar o interesse pela educação financeira e incentivar que os associados aprofundem conhecimentos sobre o assunto. O evento teve transmissão on-line e ficará disponível no canal do Nucleovet no Youtube.
Os professores e sócios do Bolso Forte, José Bras Lopes e José Bras Lopes Junior, explicaram alguns dos conceitos financeiros e como iniciar investimentos. De acordo com Junior, pesquisa aponta que 97% dos brasileiros entrevistados têm dificuldade em se relacionar com o dinheiro. “As pessoas não gostam de falar e assuntos sobre investimentos costumam ser complexos”, comentou, ao acrescentar que a educação financeira gera paz e tranquilidade, possibilidade de ganhar mais dinheiro na profissão e ter mais rentabilidade nos investimentos.
O primeiro passo ao pensar em investimento é ter uma meta. “Um sonho bem definido te faz ter mais força para seguir em frente e não cair em tentação ou desistir no meio do caminho. É esse objetivo que vai indicar o melhor investimento, como por exemplo, comprar um carro daqui três anos, comprar uma casa daqui dez anos ou atingir a independência financeira daqui 17 anos”, expôs Junior, ao explicar que a independência financeira é ter um valor investido, cujos rendimentos paguem os gastos e o lazer.
Além da definição de objetivos, é preciso organizar o orçamento doméstico. Junior salientou que economizar é diferente de salvar dinheiro. “Economizar é chato, é preciso salvar dinheiro, ou seja, cortar gastos que não alterem a qualidade de vida. Toda vez que fizer isso, é preciso transferir esse valor para uma conta de investimentos”.
Durante a apresentação, os palestrantes também expuseram conceitos e explicaram sobre investimentos, a exemplo de fundo imobiliário, empresas e ações na Bolsa de Valores. “Abordamos esse tema em palestras e cursos porque queremos que as pessoas tenham uma vida melhor. Não falamos economês, pois queremos que todos compreendam e percebam que é mais fácil do que se imagina”, frisou Lopes.
CURSO
O Nucleovet oferecerá aos associados um curso presencial do Bolso Forte nos dias 11 e 12 de junho. “A capacitação será gratuita aos sócios. Além disso, cada participante terá direito a uma clínica financeira particular com os profissionais do Bolso Forte”, relatou o vice-presidente do Nucleovet, Tiago José Mores. O objetivo do curso é promover a melhora da relação com o dinheiro, através de organização e ajuda na confecção do orçamento doméstico, como também apresentação de ideias sobre planejamento. A qualificação oferece um passo a passo para aumentar a capacidade de reservas econômicas, ensinando a investir com segurança na busca de maior rentabilidade. A capacitação tem duração de 16 horas.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] até o dia 20 deste mês. Serão disponibilizadas cem vagas. O local de realização será no Nucleovet. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (49) 9 9806-9524 ou e-mail [email protected].
NOVOS ASSOCIADOS
Durante a programação do fim de semana, o Nucleovet recepcionou os novos associados de 2020, 2021 e 2022. O presidente Lucas Piroca disse que são mais de 40 novos associados nos últimos dois anos e que não foi possível reuni-los nos anos anteriores em função da pandemia. “Agora, conseguimos dar as boas-vindas presencialmente a todos. O Nucleovet é o ponto de encontro de médicos veterinários e zootecnistas para troca de experiências, compartilhamento de conhecimentos e confraternizações”.
CAMPANHA DO AGASALHO
O Nucleovet também lançou a campanha do agasalho deste ano. Os associados podem levar até a sede da entidade, em Chapecó, roupas, calçados, cobertores e outros itens em bom estado. As doações serão entregues para a Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO). “O ato de doar contribui efetivamente com a transformação do melhor das pessoas e da sociedade. Nesse momento, buscamos trazer o mínimo de conforto e ajudar quem está precisando”, realçou a diretora social do Nucleovet, Celita Andreia Mattiello.