Com uma produção cada vez maior, mais eficiente, tecnológica e automatizada, a tomada de decisão em uma granja de suínos se torna complexa, principalmente quando o desafio é sanitário. O ritmo atual das atividades exige decisões assertivas e uma maneira de fazer isso é por meio da análise de dados. Para isso, também é necessário ter ferramentas para subsidiar os trabalhos.
O tema estará em evidência no segundo dia do 14º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), na palestra “Tomada de decisão baseada em dados: experiência norte-americana na análise de informações em banco de dados de diagnósticos na suinocultura”, com o médico veterinário Daniel Linhares. Ele palestrará no dia 17 de agosto, às 10h50, no Painel Gestão da Informação.
Linhares é médico veterinário pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ph.D. em Medicina Veterinária Populacional em Minnesota. Trabalhou no Brasil por oito anos em produção, sanidade, serviços técnicos e validação de produtos.
Está na Universidade Estadual de Iowa (ISU) desde 2015 – atualmente Roy Schultz – onde é professor de Medicina Suína e Diretor de Pós-Graduação. É associado do www.fieldepi.org, equipe de serviços técnicos com três professores e 15 pós-graduandos em projetos de melhoria em sanidade e produtividade de suínos, onde tem mais de 300 publicações. Trabalha ativamente com empresas de produção, clínicas veterinárias e empresas de genética e farmacêuticas nos EUA, América Latina, Europa e China.