Ao contrário dos mercados de aves, ovos e bovinos que seguem sem sinalizar boas condições de comercialização aos produtores no decorrer de dezembro, os negócios com o suíno vivo estão apresentando grande dinamismo e, com isso, os suinocultores seguem alcançando reajustes nos fechamentos junto aos frigoríficos.
O novo reajuste – 1º da semana, 3º do mês, 22º do ano – elevou o preço médio do suíno vivo para R$152,50, equivalendo a incremento de 10,9% sobre o praticado no mesmo período de novembro último, enquanto apontou incremento significativo de 24,5% sobre o mesmo dia do ano passado.
O acumulado em dezembro aponta, por ora, incremento de 8,5% sobre o mesmo período do ano passado. Se o preço médio atual se mantiver inalterado nesse alto patamar até o encerramento do mês, esse índice positivo pode atingir até 14,7%.
Como os suinocultores seguem com disponibilidades limitadas, se a demanda permanecer firme, não está descartado a possibilidade de novos reajustes. Mesmo assim, embora o mês se confirme superior ao preço médio alcançado em dezembro do ano passado, no decorrer do ano os suinocultores absorveram prejuízo.