Em outubro de 2022, uma encontro pouco divulgado, mas com presenças expressivas, ocorreu em Dublin sobre o papel social do consumo de carne. Foi organizado pela Teagasc, a Autoridade Irlandesa de Agricultura e Desenvolvimento Alimentar.
O encontro – identificado como “Cúpula Internacional sobre o Papel Social da Carne – O que diz a Ciência” , destacou e resumiu todas as diferentes maneiras pelas quais a carne é relevante na sociedade moderna.
A conclusão unânime das apresentações de especialistas científicos de todo o mundo, que incluíram participantes da Europa, EUA e Austrália, é que os relatórios científicos não justificam ou apoiam a guerra “simplista e reducionista” travada atualmente contra o consumo de carne.
Propósito da declaração
A premissa da declaração é: “Os sistemas de produção animal devem evoluir com base nos mais altos padrões científicos. Eles são preciosos demais para a sociedade para serem vítimas de simplificações, reducionismos ou fanatismos. Esses sistemas devem continuar a ser incorporados e ter ampla aprovação da sociedade.
“Para isso, os cientistas são solicitados a fornecer evidências confiáveis de seus benefícios nutricionais e de saúde, sustentabilidade ambiental, valores socioculturais e econômicos, bem como soluções para as muitas melhorias necessárias. Esta declaração visa dar voz aos muitos cientistas ao redor do mundo que pesquisam diligentemente, honestamente e com sucesso nas várias disciplinas, a fim de alcançar uma visão equilibrada do futuro da produção animal intensiva”.
O ponto de partida do Teagasc foi: “É fundamental entender claramente o que a evidência científica objetiva está dizendo. A Cúpula reuniu um grupo de cientistas líderes globais de disciplinas relevantes para apresentar e obter uma sinopse abrangente das percepções científicas sobre o papel da carne na sociedade”.
Clique aqui https://www.teagasc.ie/food/research-and-innovation/research-areas/food-quality-and-sensory-science/meat-technology/international-meat-summit/ para acessar as apresentações disponíveis no site do Teagasc. E aqui https://www.dublin-declaration.org/ para acessar a íntegra da Declaração de Dublin.
Uma análise do assunto e o papel fundamental e positivo que a produção animal desempenha no meio ambiente e nas mudanças climáticas aparecerá na edição de janeiro/fevereiro de 2023 da Meat Management, que estará disponível online e impressa no final deste mês.