Em 2022, a divisão de suínos da Boehringer Ingelheim alcançou sucesso inédito desde o início das operações no Brasil. Com 62% de participação de mercado em imunização contra circovírus suíno com Ingelvac® CircoFLEX, além de montante advindo da comercialização dos imunizantes Enterisol® Ileitis, Enterisol® SC-54 e Enterisol® Salmonella T/C, a farmacêutica supera a média do mercado, de acordo com o IQVIA/Sindan. No primeiro trimestre de 2022, o mercado como um todo cresceu 21,9% e a Boehringer Ingelheim 34%, ou seja, 12,1 p.p. acima do mercado. Já no segundo trimestre, houve forte desaceleração nos mercados de Aves, Suínos e Ruminantes, repercutindo em todos os players, devido aos altos custos de produção. Ainda assim, o crescimento foi de 7,6% do mercado, enquanto o da Boehringer Ingelheim foi de 11,2%. Veja a seguir a estratégia utilizada para garantir o sucesso da divisão.
Foco no Cliente
Desde 2020, a equipe técnica, comercial e de marketing estabeleceu o cliente como foco principal de todas as ações. Essa centralidade tem como pilares a continuidade da educação veterinária, o treinamento customizado de acordo com as necessidades, e a abordagem integrada entre saúde animal e saúde humana.
Como principal ação para retenção de clientes, a Boehringer Ingelheim investiu no programa PigPro, o primeiro e único programa de monitoramento ativo da saúde do campo e estado de imunização de animais, que permite um acompanhamento ativo pelo suinocultor e planejamento de ações coordenadas de imunização e saúde. O selo de “empresa amiga do bem-estar animal”, conquistado em 2021 com as vacinas Enterisol Ileitis® e Ingelvac® CircoFLEX, contribui com a estratégia e garante confiança frente a consumidores e produtores.
Liderança em imunização animal
A Ingelvac® CircoFLEX alcançou a liderança com 62% de toda a imunização contra o circovírus suíno tipo 2 no Brasil, mesmo com três novos entrantes no mercado. Isso coroa uma sequência de 7 trimestres consecutivos ganhando market share em vacinas para a espécie. O crescimento se dá também em Enterisol Ileitis®, vacina viva da Boehringer contra Enteropatia Proliferativa Suína, que oferece alternativa terapêutica, já que a suinocultura no Brasil é orientada por antibióticos. Mesmo com as características do mercado local, que ainda não assimilou plenamente o trabalho com vacinas vivas, a companhia continua a aumentar a sua participação no mercado de vacinas que estimulam a resposta imune sem causar doença clínica.
Neste sentido, ainda em 2022, a Boehringer Ingelheim lançou no Brasil a Enterisol® Salmonella T/C, que é uma vacina viva, trazendo prevenção para animais, humanos e meio ambiente por meio da redução da disseminação bacteriana. Para o suinocultor, além da prevenção saudável, a vacina também se destaca a facilidade de aplicação: uma única dose oral, que também evita reações adversas nos animais, reduzindo o estresse acarretado pelas vacinas de injeção.
Abílio Alessandri, diretor da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim, destaca: “Esse é mais um belo marco da nossa história no Brasil ao longo dos mais de 60 anos de presença no país. Somando o profissionalismo dos colaboradores brasileiros, estratégias acertadas e a tecnologia inovadora da Boehringer Ingelheim, conseguimos sucessos consecutivos em uma área desafiadora”. O executivo ainda salienta: “Humanos e animais coexistem, interagem e dependem uns dos outros. Portanto, oferecer as melhores condições aos animais, incluindo vacinas modernas e que gerem menos estresse, impacta diretamente na qualidade do alimento que eles oferecem e a segurança alimentar do consumidor.”