Com o propósito de discutir formas de mitigar os impactos do déficit de milho através do uso de cereais de inverno na formulação de rações de suínos e aves, a Embrapa, por meio das Unidades Descentralizadas Suínos e Aves e Trigo, e o Senar/RS estão organizando o “Seminário Duas Safras: Cereais de Inverno na Alimentação de Suínos e Aves”. O encontro ocorre no próximo dia 14, em Porto Alegre (RS), no auditório da Farsul, no período da tarde.
O público-alvo são gestores, nutricionistas e técnicos de suprimentos da indústria de alimentação animal, de cooperativas e de empresas de fomento de produção de grãos, assistência técnica e extensão rural.
A iniciativa, de acordo com o Chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, tem como foco a apresentação de dados atuais de P&D, além da retrospectiva e perspectivas futuras para o Programa Duas Safras. “Esse programa somente repercutirá na indústria se oferta e demanda estiverem encadeadas. E, esse encontro envolve o setor produtivo de cereais de inverno no Rio Grande do Sul e a indústria de alimentação animal para conversar e alinhar os próximos passos”, comentou ele.
A programação está organizada em quatro momentos, além da abertura que será pelo Superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, sobre “Conjuntura: Programa Duas Safras”, onde ele abordará sobre retrospectiva e perspectivas futuras. O painel 1 abordará “Pesquisa: valor nutricional do trigo, triticale e cevada para a alimentação de suínos e aves” e tem como palestrantes os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves Teresinha Bertol e Jorge Ludke, com moderação do chefe geral Everton Krabbe. O foco será a apresentação de resultados sobre o potencial de substituição do milho por cereais de inverno na alimentação de suínos e aves.
Já o painel 2 será sobre “Competitividade” trará o debate sobre “Cereais de inverno no contexto da produção de baixo carbono”, com o pesquisador e chefe Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé, e a “Importância dos cereais de inverno nos sistemas de produção”, com Geomar Corassa, da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL). A moderação será do Chefe Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski.
No terceiro painel da programação será sobre “Indústria da Proteína Animal” com a coordenação do presidente do Sindirações, Ariovaldo Zani. As apresentações serão sobre os “Gargalos para o uso dos cereais de inverno na alimentação animal”, com Francisco Camino, do Sindirações, e “Casos de Sucesso no uso de cereais de inverno na nutrição animal”, com Roges Pagnusatt, da CEPAL. Encerrando a programação, ocorre o painel “Agenda futura: cereais de inverno como substitutivos ao milho na visão dos coordenadores dos painéis”.
O seminário integra o Programa Duas Safras e é uma realização da Embrapa e Senar/RS, com promoção da Farsul, ABPA, Federarroz, ASGAV, ACERGS, Aprosoja, SIPS, APASSUL, ACSURS, FecoAgro/RS, OCERGS, SINDAG, Sindirações e BSBIOS. O encontro tem ainda o apoio institucional do Governo do Rio Grande do Sul e o patrocínio da Corteva Agriscience.
Mais informações na página do programa Duas Safras (www.duassafras.com.br) ou no link (https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-eventos/-/evento/473846#sec-programacao).