O concentrado energético voltado para suínos, idealizado pela Vaccinar para substituir fontes convencionais como óleo e AGBS, recebeu comprovação científica de desempenho e viabilidade econômica. Estudos realizados demonstram que houve uma melhora de 6,58% no ganho de peso diário (kg) com o uso de 1% do Bio Energia em relação às dietas com óleo de soja, comumente adicionado nas rações de suínos.
Segundo o Gerente de Nutrição de Suínos da Vaccinar, Matias Djalma Appelt, o Bio Energia é usado como fonte de energia e ácidos graxos. As pesquisas foram realizadas pelo Departamento de Nutrição da empresa em animais com 70 kg na fase de terminação, por 45 dias. Foram avaliados 3 tratamentos com 8 repetições por tratamento, totalizando 72 animais. Quando o produto foi usado na dosagem de 0,6%, o aumento de peso diário alcançou 4,62. O uso do Bio Energia nas duas dosagens também melhorou a conversão alimentar em relação aos tratamentos com óleo.
Além desses ganhos, a solução também é muito prática. Por ser um pó, ela dispensa o uso de equipamentos específicos e não gera resíduos. “É de fácil armazenamento e dosagem, confere padrão nutricional constante, tem melhor estabilidade nas fórmulas, melhorando a qualidade, seja na mistura e redução de possibilidade de oxidação, além de promove a redução no custo de produção”, completa Matias Djalma Appelt.
Atualmente a Vaccinar está realizando a avaliação do desempenho do Bio Energia para frangos de corte e galinhas poedeiras.