No decorrer da semana passada (18ª semana de 2023, 30 de abril a 06 de maio) os suinocultores se apresentaram decididos a melhorar as condições de comercialização junto aos frigoríficos e conseguiram êxito com dois reajustes no período.
O resultado foi um preço médio semanal na arroba do suíno vivo que significou incremento de 2,4% sobre a semana anterior, enquanto apresentou índice negativo de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio acumulado neste princípio de maio alcançou R$101,06, sinalizando aumentos de 2,3% sobre abril último e de 8,8% sobre maio do ano passado.
A semana atual (19ª semana de 2023, 07 a 13 de maio) tende a apresentar um suinocultor ainda buscando comercializar o cevado em melhores condições junto aos frigoríficos. Assim, dependendo da movimentação e necessidade dos frigoríficos, os negócios podem se dar em ambiente aquecido. De toda forma, considerando apenas a manutenção da atual cotação, o preço semanal pode se confirmar acima do recebido no mesmo periodo do ano passado quando começaram a apresentar quedas.