A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará agroindústrias exportadoras de aves e de suínos para a SIAL China, um dos mais importantes eventos do setor de alimentos da Ásia, programada entre os dias 18 e 20 de maio em Xangai (China).
Entre as agroindústrias confirmadas no espaço exclusivo da ABPA estão a ALIBEM, BRF, FRIGOESTRELA, GTFOODS e VIBRA, que participarão de encontros de negócios no evento. É a primeira ação de promoção comercial da ABPA no mercado chinês desde o fim da pandemia global.
Contando com a presença do diretor de mercados da associação, Luís Rua, a representante da ABPA na China, Linda Chen, e a analista de promoção comercial, Julia Arantes, a programação de ações da ABPA na SIAL China também conta com reuniões com stakeholders locais e autoridades do governo chinês, além de duas palestras em eventos paralelos a serem proferidas pelo diretor da Associação.
Ainda estão previstas ações de imagens e de promoção setorial, com a distribuição de materiais físicos e virtuais, direcionados ao portal das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck.
“A participação na SIAL China reforça a nossa posição como parceiros pela segurança alimentar deste que já se tornou o principal destino de nossas exportações. É uma ação que acontece em um clima bastante positivo, com os bons resultados já colhidos após a missão presidencial ocorrida em abril”, analisa o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.
Principal destino das exportações brasileiras de aves e de suínos, a China importou 109,6 mil toneladas de carne suína nos três primeiros meses de 2023, 25,6% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2022. Foram quase US$ 280 milhões em receita, número 51,9% superior ao obtido no ano anterior.
No caso da carne de frango, foram 187,9 mil toneladas, volume 24,5% maior que o efetuado entre janeiro e março de 2022. A receita gerada pelos embarques chegou a US$ 456,5 milhões, superando em 48,3% o desempenho de 2022.
Somadas, as vendas de carne de frango e de carne suína do Brasil para China alcançaram US$ 736 milhões de dólares neste primeiro trimestre.