- Companhia investiu no ano passado R$ 231,8 milhões em ações socioambientais
- Avanço na agenda ambiental também foi destaque
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, apresenta seu Relatório Integrado 2022. O documento destaca os resultados do negócio nas frentes de mercados nacional e internacional, o fortalecimento de suas marcas nos pontos de venda e os avanços do Plano BRF de Sustentabilidade. Desde 2019, o relatório é publicado no modelo integrado, de acordo com as melhores práticas de reporte e em sintonia com as diretrizes da Global Repoting Initiative (GRI) e da IFRS Foundation, além de seguir os indicadores do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).
“O processo de transformação, iniciado em 2022, foi essencial para que as bases de evolução da BRF possam sustentar com solidez todo o potencial da nossa empresa. Continuaremos empenhados em maximizar os resultados de maneira consistente ao longo do tempo”, afirma Miguel Gularte, CEO Global da BRF. “Estamos evoluindo de forma consistente, sempre norteados pelos nossos três compromissos inegociáveis de Segurança, Qualidade e Integridade”, completa.
O plano de eficiência vem somar à estratégia de desenvolver um negócio cada vez mais sustentável. No ano passado, a BRF investiu R$ 231,8 milhões em ações socioambientais, direcionadas às frentes de mudanças climáticas, água e resíduos, bem-estar animal, e projetos sociais nas comunidades onde a BRF está presente.
“Acreditamos que os avanços na agenda EESG somente serão viabilizados com resultados econômicos. Por isso, além de acrescentar mais um “E” à sigla, em 2023 realizamos pela primeira vez o processo de dupla materialidade para guiar nosso reporte. Levamos em conta, além dos riscos e impactos não financeiros para os stakeholders, a ótica financeira com igual importância em nossa matriz. Estamos incorporando a sustentabilidade cada vez mais às decisões e estratégias da Companhia”, explica Alessandro Bonorino, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Digital da BRF.
A Companhia encerrou 2022 com uma redução de 4,3% no consumo de água por tonelada produzida em comparação ao ano base (2020). Avançou também no plano Net Zero 2040, reduzindo 26% de suas emissões absolutas de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2 em comparação ao ano-base (2019). Entre os avanços na cadeia de valor, 1500 produtores integrados instalaram os painéis solares em suas granjas. Em linha com seu pioneirismo em bem-estar animal, cumpriu seu compromisso de pôr fim à castração cirúrgica no plantel de suínos, e pelo 16° ano integrou a carteira do ISE, da B3, reforçando suas práticas pelo mercado. Destaque também para o marco de 100% de rastreabilidade dos fornecedores diretos de grãos provenientes da Amazônia e Cerrado e 45% dos fornecedores indiretos desses mesmos biomas em prol de uma cadeia livre de desmatamento. No primeiro trimestre deste ano, a BRF já evoluiu de 45% no fim de 2022 para 75% dos fornecedores indiretos.
Na frente social, por meio do Programa Voluntários BRF, a Companhia mobilizou mais de 3 mil colaboradores para a realização de 416 ações voluntárias lideradas pelo Instituto BRF, em 49 municípios, tendo impactado cerca de 50 mil pessoas diretamente. O Programa ‘Alimento que Transforma’, o destaque é o resultado da primeira edição do programa Ecco Comunidades, que distribuiu mais de 3,26 toneladas de alimentos e reduziu em mais de 65% o desperdício em pratos das crianças em escolas públicas.
Para incrementar resultados, a Companhia simplificou seu portfólio, aprimorou a execução comercial e aumentou a exposição de seus produtos nos pontos de venda. No mercado nacional, as marcas Sadia e Perdigão seguem com a preferência de 43,2% dos consumidores e, no segmento de margarinas, o percentual chega a 60,2%. No segmento Halal, a Sadia e a Banvit, já líderes eu seus mercados, cresceram ainda mais em market share e na participação de itens de valor agregado.
Já no mercado internacional, a BRF habilitou 35 plantas brasileiras para exportar a países como Canadá, México, Japão e África do Sul, refletindo a confiança das autoridades locais quanto à segurança e confiabilidade de sua cadeia de produção. Destaque também para a inauguração da fábrica de Dammam, na Arábia Saudita, que conta com uma capacidade de produção de 1.200 toneladas de alimentos por mês. Com investimento de US$ 18 milhões, a empresa fortalece sua presença no Oriente Médio.
Com foco na execução do plano de eficiência, a Companhia segue com o objetivo de maximizar seus resultados de maneira consistente, trabalhando de forma simples, ágil e assertiva.
Para conferir o Relatório Integrado, acesse: Link