No decorrer da semana passada (22ª semana de 2023, 28 de maio a 03 de junho), passagem de maio para junho, os negócios realizados com o suíno vivo continuaram apresentando baixa movimentação com a pouca motivação dos frigoríficos em melhorar aquisições. Com isso, duas novas baixas aconteceram logo no início da semana, mas houve estabilidade da cotação nos dias posteriores.
O resultado foi um preço médio semanal de R$88,92 na arroba do suíno vivo que significou queda de 8,3% sobre a semana anterior, enquanto apresentou incremento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Por ora, apenas iniciando o mês de junho, o preço médio atinge apenas R$88,35, sinalizando quedas de 10,8% sobre maio último e de 10% sobre junho do ano passado.
A semana atual (23ª semana de 2023, 04 a 10 de junho) traz de positivo o restabelecimento na capacidade aquisitiva da grande massa dos trabalhadores e aposentados. E isso pode contribuir para que a demanda por cevado da parte dos frigoríficos seja mais volumosa junto aos suinocultores, permitindo disputar melhores condições de comercialização. Mas o feriado religioso tende a alterar a normalidade dos fechamentos no período. No mesmo período do ano passado os preços apresentaram evolução.