O inédito Utilização de Medicamentos na Alimentação Animal, traz os requisitos para o cumprimento da nova Portaria SDA 798/2023, e aborda a contaminação cruzada com medicamentos, uma das maiores preocupações dos fabricantes de alimentos para animais.
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações está com as inscrições abertas para quatro cursos on-line que acontecem em junho e julho. A programação se concentra em treinamentos que visam especificamente atender os elementos cruciais e complementares na produção e fornecimento de alimentos seguros. A agenda do meio do ano também estreia o curso, Utilização de Medicamentos na Alimentação Animal, que traz os requisitos para o cumprimento da nova Portaria SDA 798/2023. A programação de um dia aborda a contaminação cruzada com medicamentos, uma das maiores preocupações dos fabricantes de alimentos para animais.
O curso BPF – Boas Práticas de Fabricação, que acontece de 12 a 15 de junho, concentra-se nos fundamentos para a segurança de alimentos, abordando desde a preparação necessária das plantas fabris para produção, até as medidas para processos de auditoria, que visam a avaliação do sistema. O programa do curso aborda a adoção de medidas concretas, sedimentadas e eficazes em longo prazo, que garantam a segurança dos produtos e elevem a satisfação do cliente. O curso tem quatro dias de duração.
Avaliação de Fornecedores e Matérias-Primas, a ser realizado no dia 19 de junho, visa capacitar os profissionais a implantarem técnicas de avaliação de riscos, por meio de exposições teóricas e discussões. O curso prepara para uma avaliação dos riscos que as matérias-primas oferecem para o processo de fabricação, auxiliando a implantação de medidas de controle eficazes para a garantia de obtenção de produtos com a qualidade e segurança adequados.
No dia 17 de julho, inicia na programação um curso novo, Utilização de Medicamentos na Alimentação Animal – Portaria SDA 798/2023. O curso aborda uma das grandes preocupações dos fabricantes de alimentos para animais, a contaminação cruzada com medicamentos merece atenção especial no processo fabril. Com duração de um dia, o curso engloba pontos importantes para a preservação da segurança do alimento, como a validação da limpeza, a elaboração da grade de sensibilidade, controle do processo e requisitos para o cumprimento da nova portaria.
Encerrando o período, nos dias 31 de julho a 03 de agosto, será realizado o Prevenção de Fraude e Defesa de Alimentos – FAMI-QS. Curso oficial do FAMI-QS para aplicação dos sistemas de fraude e defesa de alimentos, que traz um conteúdo especialmente criado para apoiar totalmente seus membros na melhor compreensão deste novo conceito. Com duração total de 12 horas, este treinamento é oficial e obrigatório para as empresas certificadas FAMI QS.
Para obter mais informações sobre os cursos, acesse: