No decorrer da semana passada (24ª semana de 2023, 11 a 17 de junho), passagem da primeira para a segunda quinzena, os suinocultores conseguiram pequenas correções nos negócios realizados com o suíno vivo. Mas nada substancial quanto as verificadas no mesmo período do ano passado.
O resultado foi um preço médio semanal de R$88,89 na arroba do suíno vivo que significou pequeno incremento de 0,5% sobre a semana anterior, enquanto apresentou queda expressiva de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os preços diários experimentavam forte elevação. Por ora, o preço médio de junho atinge apenas R$88,62, sinalizando quedas de 10,5% sobre maio último e de 9,7% sobre junho do ano passado.
A semana atual (25ª semana de 2023, 18 a 24 de junho), não traz expectativa por se encontrar em período do mês onde os consumidores começam a sentir mais fortemente a perda em sua capacidade aquisitiva. Assim, somente uma baixa disponibilidade de cevado e uma demanda mais volumosa por parte dos frigoríficos poderiam contribuir com incrementos maiores nos preços praticados. No mesmo período do ano passado os preços seguiam em elevação.