O levantamento da Embrapa através de sua Central de Inteligência de Suínos e Aves, apontou nova queda no custo de produção do suíno vivo na região Sul no mês de junho, proporcionada por baixas verificadas nos três Estados sulinos.
O custo médio de junho a partir dos custos apontados para os três Estados da região retrocedeu para R$5,72, significando quedas de 1,2% sobre maio último e de 17,8% sobre o mês de abertura do ano.
O detalhamento do custo no decorrer do primeiro semestre indicou que, em média, a alimentação respondeu por 76% do custo total de criação.
Embora a comparação com o mesmo período do ano passado tenha perdido a importância pela não atualização do custo pelos novos parâmetros, a Embrapa estimou uma redução de 16% no custo mensal de produção.
E isso significa que no decorrer do primeiro semestre, o custo apresentou aumento de 2,4% sobre o mesmo período do ano passado. Isso, porque o detalhamento mensal indicou que no decorrer do primeiro quadrimestre, o custo seguiu apresentando crescimento sobre o mesmo período do ano passado, absorvendo queda somente em maio e junho.