No decorrer da semana passada (32ª semana de 2023, 06 a 12 de agosto), melhor período do mês para o comércio varejista pela injeção de dinheiro da grande massa salarial e aposentadoria no mercado, os negócios realizados com o suíno vivo junto aos criadores mostraram preços em ascensão.
O resultado foi um preço médio semanal de R$95,46 na arroba do suíno vivo que significou melhora de 4,3% sobre a semana anterior, enquanto sinalizou queda de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado. o preço médio no decorrer de agosto alcança R$93,50, significando quedas de 6,1% sobre julho último e de quase 14,7% sobre agosto do ano passado.
A semana atual (33ª semana de 2023, 13 a 19 de agosto) traz presente a passagem da primeira para a segunda quinzena onde o comércio varejista passa a apresentar maior esmorecimento. De toda forma, as comemorações relacionadas ao Dia dos Pais podem contribuir para uma boa movimentação de carne suína junto aos consumidores e, dependendo da maior ou menor necessidade de reposição, a possibilidade de os suinocultores disputarem melhores condições de comercialização do suíno vivo junto aos frigoríficos. No mesmo período do ano passado, houve nova melhora na cotação.