No decorrer da semana passada (34ª semana de 2023, 20 a 26 de agosto), o mercado varejista sentiu a retração própria do período, diante da baixa capacidade aquisitiva da população paulistana. Com isso, a comercialização do suíno vivo junto aos suinocultores apresentou forte queda nos fechamentos realizados, retrocedendo para patamar levemente superior ao recebido na abertura do mês.
O resultado foi um preço médio semanal de R$93,18 na arroba do suíno vivo que significou quedas de 5,2% sobre a semana anterior e de 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio no decorrer de agosto alcançou R$94,67, significando quedas de 4,9% sobre julho último e de 13,6% sobre agosto do ano passado.
Mesmo adentrando um novo mês, a semana atual (35ª semana de 2023, 27 de agosto a 02 de setembro) não deve trazer perspectivas positivas, considerando que a grande parcela da população trabalhadora e aposentados ainda aguardam o recebimento dos salários. Assim, a manutenção da cotação já aparenta ser bom negócio aos suinocultores, visto que no mesmo período do ano passado os preços seguiram retrocedendo.