Mato Grosso do Sul é o sexto maior produtor brasileiro de suínos e a previsão é de um aumento de 50% da produção nos próximos três anos. A produção de carne suína no estado aumentou 62% entre 2017 e 2022 (Sistema Famasul).
A Embrapa procura estar próxima aos atores sociais que fazem parte desta importante cadeia produtiva, prospectando demandas e construindo oportunidades para desenvolvimento de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e de Transferência de Tecnologia.
A pesquisadora Adriana Marlene Moreno Pires, explica que ao longo dos últimos anos, a Embrapa Agropecuária Oeste e a Associação de Suinocultores do Mato Grosso do Sul (Asumas) estão buscando delinear as melhores maneiras de atender as demandas do setor, com foco na sustentabilidade da suinocultura do estado, com especial destaque para o aproveitamento de dejetos suínos como fertilizante.
Para conversar sobre esse assunto, Adriana vai participar do Simpósio ABRAVES MS. Sua palestra intitulada “Otimização do uso de dejetos suínos como fertilizantes”, acontece no primeiro dia do evento, 20 de setembro, às 14hs.
O Simpósio vai reunir os diferentes profissionais envolvidos com a suinocultura sul-mato-grossense para apresentar novidades para o setor e promover discussões que norteiam os avanços da atividade. Adriana acredita que o evento será uma oportunidade ímpar para apresentar aos interessados como o uso de dejetos suínos como fertilizante é importante e explica “seu uso de forma adequada é benéfico tanto do ponto de vista ambiental, quanto agronômico e esta prática pode agregar valor a um resíduo e gerar renda extra ao produtor”.
Serviço
Evento: III Simpósio ABRAVES MS
Data: 20 e 21 de setembro 2023
Local: Espaço Bosque Expo (Campo Grande/MS)
Inscrições: Gratuitas (https://www.sympla.com.br/evento/iii-simposio-abraves-ms/2105195)
Realização: Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES/MS)