No decorrer da semana passada (40ª semana de 2023, 01 a 07 de outubro), mesmo adentrando um novo mês, os suinocultores não conseguiram melhorar preço nos fechamentos realizados com o suíno vivo. Com isso, a cotação praticada no último dia de negócios apresentou queda de 1,8% em relação ao praticado no encerramento da semana anterior.
O resultado foi um preço médio semanal na arroba do suíno vivo que significou quedas de 2,2% sobre a semana anterior e de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio acumulado no mês atingiu R$97,83, significando quedas de 0,4% sobre setembro último e de 9,1% sobre outubro do ano passado.
A semana atual (41ª semana de 2023, 08 a 14 de outubro) pode significar o início de uma nova recuperação, a partir de um consumo mais volumoso de carne suína no comércio varejista, considerando a capitalização plena da população ativa e aposentados. Se acontecer, os fechamentos realizados com o suíno vivo também podem ser impactados positivamente. No mesmo período do ano passado, os preços do suíno terminado iniciaram trajetória de alta que se estendeu até a proximidade do encerramento de outubro.