Em 2027, a casa da suinocultura brasileira e internacional, será Mato Grosso do Sul. Isso porque Campo Grande sediará o XXII Congresso Nacional Abraves, evento organizado pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos – Regional (Abraves-MS). O anúncio foi realizado na quinta-feira (19), durante a 20ª edição do evento, Porto Alegre-RS.
Voltado para médicos-veterinários, zootecnistas, agrônomos, estudantes de graduação e pós-graduação de áreas relacionados à suinocultura, bem como a produtores de suínos, o Congresso tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão técnica sobre temas relevantes no contexto da suinocultura. Além disso, o evento se destina a apresentar e debater trabalhos científicos inéditos e a fomentar a integração técnica e comercial entre todos os envolvidos e interessados na área de suinocultura.
Previsto para outubro, o evento promete ser um diferencial para a suinocultura de Mato Grosso do Sul. “Estamos empolgados em receber em nossas terras um evento desse porte. A escolha do nosso estado, vem coroar o trabalho que vem sendo realizado pelo setor suinícola do MS. Além do conhecimento e networking, podemos esperar muita inovação para o setor”,comentou o presidente da Abraves MS, Dieimes Reichel.
Atualmente Mato Grosso do Sul é referência nacional na suinocultura, produzindo o suíno com o melhor índice zootécnico do país, segundo dados da Agrinnes, alcançando a 6ª colocação em volume de abates, e a 5ª em exportação de carne suína. São mais de 280 granjas, que administram mais de 112.000 matrizes.