O governo brasileiro informou na quarta-feira (13) que foi aberto o mercado às exportações brasileiras de farinha de carne e ossos de bovinos para o Peru.
De acordo com nota emitida em conjunto pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e o das Relações Exteriores (MRE), as negociações para o acordo tiveram início em julho de 2016 e foram concluídas agora, com a aprovação e publicação do Certificado Sanitário Internacional (CSI) pelo governo peruano.
Os ministérios estimam que esse mercado seja da ordem de US$ 30 milhões e tenha potencial de crescimento, considerando a reativação da indústria peruana de aves, suínos e pet food. As farinhas de carne e ossos de bovinos são utilizadas na fabricação de rações para essas segmentos.
As exportações brasileiras de produtos agrícolas para o Peru ultrapassaram US$ 628 milhões em 2022, com destaque para produtos florestais, carne e soja.
Ao longo de 2023, o Brasil abriu 75 novos mercados externos para os produtos agropecuários nacionais, segundo os ministérios.