Os leitões recém-nascidos são muito vulneráveis a diversos riscos, como hipotermia, desidratação e infecções. É fundamental que os produtores tomem todos os cuidados necessários para garantir a sobrevivência dos animais nesta fase crítica.
De acordo com um estudo publicado pela Universidade de São Paulo (USP), a mortalidade de leitões na fase da maternidade é de cerca de 20%. Esse índice pode variar de acordo com a raça, o manejo da granja e as condições ambientais.
Hipotermia
Os leitões recém-nascidos são incapazes de regular a temperatura corporal por conta própria.
A temperatura ideal para os recém-nascidos é de 30 a 32 graus Celsius. Se a temperatura ambiente for baixa, os animais podem sofrer hipotermia, que pode levar à morte.
Para evitar a hipotermia, os produtores devem:
- Fornecer conforto térmico, a fim de manter a temperatura da baia de maternidade entre 30 e 32 graus Celsius.
- Proteger os leitões do vento e da chuva.
- Secar os leitões logo após o nascimento, para remover os líquidos fetais e as membranas que envolvem os animais.
Desidratação
Os leitões recém-nascidos têm um sistema digestivo imaturo e não conseguem absorver água da dieta. Se não receberem leite da mãe, podem morrer de desidratação.
Segundo estudo publicado pela Universidade Federal de Lavras mostrou que leitões que receberam colostro nas primeiras 12 horas de vida tiveram menor probabilidade de morrer do que aqueles que não receberam colostro.
Para evitar a desidratação, os produtores devem:
- Garantir que os leitões tenham acesso constante ao leite da mãe.
- Monitorar a quantidade de leite que os leitões estão consumindo.
Infecções
Os leitões recém-nascidos têm um sistema imunológico imaturo e são mais suscetíveis a infecções. Se os leitões não forem cuidados adequadamente, podem morrer de doenças.
Um estudo, publicado pela Universidade Estadual de Maringá, mostrou que leitões que foram mantidos em baias de maternidade aquecidas tiveram menor probabilidade de morrer de hipotermia do que aqueles que foram mantidos em baias de maternidade não aquecidas.
Para evitar infecções, os produtores devem:
- Manter a baia de maternidade limpa e higienizada.
- Vacinar contra as principais doenças.
- Monitorar regularmente para detectar sinais de doença.
Outros cuidados
Além dos cuidados com o conforto térmico, o consumo de colostro e a prevenção de infecções, os produtores também devem tomar cuidados com os leitões na fase da maternidade, com a alimentação, recebendo leite da mãe até o desmame, que ocorre por volta dos 21 dias de vida e a segurança, com a proteção de predadores e de outros animais.