A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) comemorou, no dia 5 de junho, o aniversário de 45 anos de sua fundação. Desde 1979, a Associação assumiu o protagonismo de ser a guardiã da reputação da imagem do Agro, fomentar a troca de conhecimento e promover as melhores práticas de marketing para que o setor pudesse aperfeiçoar sua comunicação em todos os elos da cadeia produtiva, impactando tanto Associados quanto não associados.
Hoje com 85 Associados, a ABMRA tem um portfólio de serviços e produção de conteúdo que auxilia os profissionais de marketing e comunicação a tomarem decisões mais seguras. Entre estas ferramentas, estão as reuniões dos Comitês de Produtos e Serviços, Veículos de Mídia e Agências, as quais em 2023 registraram a presença de quase 900 pessoas em seus encontros mensais.
“A ABMRA tem transformado o Agro brasileiro desde quando seus fundadores, em 1979, tinham como principal objetivo fomentar as boas práticas do marketing e da comunicação. Para ter uma dimensão do peso da ABMRA, foi a Associação que ajudou a instituir no mercado a ideia de cadeia produtiva, mostrando para a sociedade que o Agro é de uma complexidade muito maior do que vimos no dia a dia, onde está o produto final. Por isso, temos muito orgulho de acompanhar a evolução do marketing e da comunicação no setor, ajudar nossos Associados a desenvolverem estratégias cada vez mais sofisticadas e estimular o intercâmbio de informações, fortalecendo o relacionamento entre a mídia, a sociedade e o diálogo com a população em geral”, comemora Ricardo Nicodemos, 16º presidente da ABMRA.
Dentro da missão de cuidar da reputação da imagem do setor, a ABMRA é responsável pela mentoria do Projeto Marca Agro do Brasil, que será a maior iniciativa de comunicação alcançando todas as camadas sociais para transformar o Agro em uma paixão nacional. “Com base em pesquisas que mostram uma parcela significativa de brasileiros propensos a boicotar o setor, principalmente os mais jovens, o projeto busca aproximar a cidade do campo. Foram três anos de concepção com uma robustez técnica nunca antes construída e tendo a participação da população para adotarmos o melhor tom de comunicação”, diz Nicodemos.
Ciclo de comemorações
O aniversário de 45 anos da ABMRA será marcado por uma sequência de novidades durante um ano. Entre elas está o lançamento do ABMRAPLAY, plataforma de streaming que entregará aos Associados um vasto conteúdo que abarca as palestras das últimas duas edições do Congresso de Marketing do Agro ABMRA, uma variedade de edições do ABMRA Ideia Café e do ABMRA Talks, as palestras dos Comitês de Produtos e Serviços, Agência e Veículos de Mídia, além da cerimônia completa das últimas duas edições da Mostra de Comunicação. Com dezenas de horas de vídeos, a plataforma poderá ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular.
Pela ABMRA ser a única Associação especializada em marketing e comunicação e ter completado 45 anos de conhecimento acumulado, ela foi convidada para ser a organizadora e curadora dos painéis “Construindo Marcas Fortes no Agro” e “A importância de Conectarmos a Cidade ao Campo” dentro da programação do Global Agrobussiness Festival (GAFFFF), no dia 27 de junho, às 8h e 9h, respectivamente, no ambiente “Arena Palco Raízes”.
O 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA já tem data definida. Será no dia 19 de setembro, das 8h às 18h30, no Hotel Blue Tree Transatlântico, em São Paulo. Com o tema central “O Próximo Passo Do Marketing No Agro: O Que Nos Espera No Futuro?“, passarão pelo auditório 15 palestrantes que serão divididos em cinco painéis: “Times de alta performance ganham campeonatos”, “Informações e dados: amigos ou vilões”, “O poder da economia verde para as marcas”, “Construindo marcas fortes” e “O poder da comunicação 360º”. Os ingressos do segundo lote estão disponíveis até 18 de junho no site com valores diferenciados para Associados.
Para 2024, será realizada a 22ª edição da Mostra de Comunicação do Agro, o maior festival de criatividade que reconhece agências e profissionais que contribuíram para fortalecer e diferenciar marcas que atuam no agronegócio nacional por meio do marketing e da publicidade em 18 categorias.
A Associação, com o apoio dos cotistas, está em planejamento e construção da 9ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, considerado o estudo mais completo do perfil e comportamento dos produtores rurais em nível nacional. Nela, são extraídos dados de hábitos de compra de insumos e produtos profissionais, uso de tecnologia, canais de compra, consumo de mídia, faixa etária, escolaridade e outras informações que norteiam as estratégias de comunicação e comercial.