A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) é uma iniciativa da cadeia de suínos que aproximou colaboradores de varejo e consumidores com informações sobre a saúde, o sabor e a conveniência da carne suína de 4 a 19 de junho. Apesar do cenário de mercado desafiador, com pouca diferença de preço entre as principais proteínas animais consumidas no país, alta da inflação e queda no preço da carne bovina, que ficou 23,5% mais barato do que ano passado, a campanha teve bons resultados e se consolidou como uma importante estratégia educativa para gerar demanda de consumo entre os brasileiros não só no período de campanha, mas no ano inteiro.
Durante a SNCS 2024 foram vendidas 37% a mais de toneladas de carne suína em comparação com o mesmo período do ano passado. A campanha impactou 135 milhões de consumidores e contou com 33 mil peças de marketing estampando o selo “Escolha mais carne suína” no digital e também no ponto de venda. A iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) chegou na sua 12ª edição e contou com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e provou mais uma vez sua efetividade de resultados para todos o elos da cadeia: produtores, frigoríficos, varejo e consumidores.
O período da SNCS também foi desafiador devido a alta do preço do suíno vivo na BSEMG, a bolsa de suínos de Minas Gerais que é referência no país, pressionando o preço das carcaças para cima, visto que justamente no período da SNCS houve um aumento de 9% no preço do suíno que vinha estável desde o início do ano. Isto fez com que o preço da carne suína ficasse menos competitivo, mesmo assim a campanha foi bem sucedida, provando que a SNCS se consolida como uma experiência educativa e perene no varejo.
Destaques da SNCS pelo Brasil
A campanha alcançou efetivamente o interior de São Paulo, um dos estados com maior potencial de consumo do Brasil, com mais de 40 milhões de habitantes, como estratégia para este ano. As vendas de carne suína aumentaram em várias redes presentes no estado, destacando uma das estreantes na SNCS, Jaú Serve, que vendeu 62% a mais em volume de carne suína e aumentou o faturamento em 67% em comparação a maio de 2024.
A Rede Lopes também retornou à SNCS, após duas edições, somando forças no estado de São Paulo, com a campanha servindo para impulsionar a retomada da categoria de suínos no varejista. Segundo Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo, responsável por 5 redes atuantes no local, a proposta da SNCS é altamente relevante para os supermercados regionais. “O consumo de carne suína é maior no interior, além de ser uma categoria com mais espaço para crescer em comparação com outras proteínas, mas ainda assombrada por velhos tabus. Na SNCS, mostramos as qualidades da carne suína e nosso trabalho na confecção de cortes e produtos diferenciados, tanto para o consumo diário quanto para ocasiões especiais. A campanha destacou as oportunidades para o crescimento da carne suína. Foi um resultado muito positivo para o nosso primeiro ano.”
A SNCS também expandiu sua presença na região Nordeste com a participação do Gbarbosa, do grupo Cenconsud, que conta com 74 lojas em quatro estados e incluiu mais carne suína no período, porém o desafio continua sendo o abastecimento que se mostra uma oportunidade para frigoríficos e produtores na região.
Outro pilar da estratégia da ABCS este ano foi destacar a carne suína no atacarejo, objetivo que foi alcançado com um crescimento de 10,4% no faturamento nessa categoria na rede Bretas que também estreou este ano nos estados de Minas Gerais e Goiás. Além disso, os grandes grupos de varejo presente no ranking da Abras como Carrefour e GPA que continuam participando da SNCS apresentaram crescimentos expressivos, como 23% em volume a 24% em vendas.
Resultados a longo prazo
Para David Buarque, Gerente Comercial de Aves e Suínos Nacional do Carrefour, maior grupo de varejo do país, a SNCS é mais do que uma campanha promocional; é uma iniciativa educacional. “Os resultados vêm do envolvimento profissional e não apenas pelo volume de oferta. A SNCS é um pontapé para mostrar ao cliente a proteína, sustentando o consumo e as vendas ao longo do ano. Isso tem sido comprovado pelo aumento no consumo da proteína pelos brasileiros nos últimos 12 anos.”
Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, explica que o objetivo final da campanha é fomentar a educação e a experimentação, inserindo a carne suína na jornada de compra dos consumidores para que ela se torne parte da cultura alimentar dos brasileiros a longo prazo. “O nosso papel na estratégia da SNCS é criar valor antes de vender, resolvendo dores, necessidades ou atendendo desejos das redes de varejo para chegarem aos consumidores. E essa edição foi um sucesso mostrando que estamos no caminho certo. Cada vez mais os usuários estão ativos nas mídias digitais e seletivos quanto ao que consumir. Chegar a 130 milhões de consumidores com a campanha reforça que estamos colocando a categoria presente no dia a dia de quem compra. Agradecemos a todos os envolvidos nessa edição e seguiremos construindo ações onde a reciprocidade é a base da negociação”.