A NovaAgri, com foco no agronegócio, deu um salto significativo em sua eficiência operacional com a recente implementação do SAP SuccessFactors – que oferece uma gestão completa e estratégica da área de RH – em parceria com a Intelligenza IT, consultoria especializada em tecnologias para RH.
Com sede em São Paulo e uma equipe de aproximadamente 350 colaboradores distribuídos em armazéns e portos por todo o Brasil, a NovaAgri atua como uma trade em soja e milho, facilitando o processo desde a compra junto aos produtores até a exportação do produto com destino à Ásia. Antes da implementação do SAP SuccessFactors, a empresa enfrentava desafios na integração entre o escritório central e suas filiais, devido à dependência de processos manuais.
“Nosso processo anterior era altamente dependente de planilhas de Excel e comunicações por e-mail, o que resultava em inconsistências e dificuldades de acompanhamento”, compartilhou João Hernandez, Especialista de RH da NovaAgri. “Com a implementação do SAP SuccessFactors, conseguimos criar um processo mais estruturado e eficiente, eliminando os gargalos que tínhamos”.
A parceria com a Intelligenza IT foi fundamental para o sucesso do projeto, com uma implementação tranquila, que foi concluída em apenas três meses, envolvendo aproximadamente cinco pessoas de cada equipe. “Desde o início, o time da Intelligenza demonstrou profissionalismo e comprometimento, garantindo que todas as nossas necessidades fossem atendidas de forma rápida e eficaz”, acrescentou Hernandez.
Além de simplificar os processos de integração entre escritório central e filiais, a implementação do SAP trouxe benefícios tangíveis para o departamento de Recursos Humanos da NovaAgri, especialmente com a introdução do módulo de PMGM (Avaliação de Metas e Competências) do Success Factors. “O processo de avaliação de metas e competências se tornou significativamente mais fácil e acessível para nossos colaboradores, resultando em uma maior participação e comprometimento. Já para o RH, a centralização das informações tornou a administração muito mais eficiente, permitindo uma visão ampla do desempenho dos profissionais e facilitando o acesso ao histórico individual de cada um”.
Para Ricardo Nobrega, sócio e diretor de Marketing da Intelligenza IT, este projeto foi a validação do compromisso da empresa com a excelência e a capacidade de entregar soluções sob medida que impulsionam o crescimento e a inovação em diversas indústrias.
“O impacto da implementação da SAP SuccessFactors na NovaAgri foi notável. A companhia experimentou uma melhoria significativa na eficiência operacional e maior competitividade no mercado, além de fortalecer a cultura organizacional e a capacidade de inovar. Este caso de sucesso reflete o potencial transformador da tecnologia quando aliada a uma visão estratégica e um compromisso com a excelência”, pontuou Nobrega.
Na prática, o SAP SuccessFactors é uma plataforma que fornece ampla gama de recursos desde a digitalização dos processos de busca e seleção de candidatos à admissão e frentes de treinamento e desenvolvimento profissional. São diversos módulos que atuam na melhoria da rotina de recrutamento, desempenho, remuneração, aprendizado, sucessão e desenvolvimento. A partir dos dados concedidos pela ferramenta, os gestores se aproximam mais das equipes e conseguem atuar com mais visibilidade e assertividade. Para os colaboradores, a digitalização das informações permite o acesso rápido e ajustes de dados pessoais, a execução de autosserviços, solicitações de declarações e status de treinamentos.
Sobre a Intelligenza IT
A Intelligenza IT é uma consultoria brasileira que entrega projetos para as áreas de Gestão de Pessoas com o uso das tecnologias dos fabricantes SAP, WorkForce Software e Qualtrics. Com mais de 16 anos de experiência e 250 profissionais, já atendeu mais de 200 empresas e 1.500 projetos em 21 regiões ao redor do globo. Com as linhas de serviço de Implementação, Suporte, Melhorias, Treinamento, Consultoria e Venda de Software, atua com as soluções para Folha de Pagamento, Gestão de Ponto, Portal de Auto-Serviço, Atração e Seleção, Integração, Metas e Desempenho, Sucessão e Desenvolvimento, Treinamento, Remuneração e Experiência do Colaborador com CrossXM, conectando a Experiência do Cliente também ao processo.
Em Março de 2024, foi adquirida pelo grupo francês HR Path, líder global em RH que apoia empresas em seus projetos de transformação digital há mais de 23 anos, passando a contribuir com suas três linhas de negócios AIR: Consultoria (Advise), Implementação (Implement) e Outsourcing (Run), para aprimorar o desempenho de RH de seus clientes. Mais informações pelo site oficial.