O fator oferta no Safras IA Score segue apontando para uma tendência altista fraca tanto no curto quanto no médio prazo para o milho, por conta do quadro mais ajustado de abastecimento interno no segundo semestre deste ano. Para o longo prazo, o fator oferta trabalha com uma tendência altista média, uma vez que houve um corte na estimativa de área cultivada na safra verão de cereal.
Segundo o consultor de Safras & Mercado, Paulo Molinari, diante do bom volume de exportação registrado pelo Brasil no segundo semestre, o mercado de milho segue com uma tendência altista fraca para o curto e médio prazo. Já para o longo prazo, no mercado interno é esperada uma tendência altista média, pois a área menor no Brasil pode deixar o primeiro semestre de 2025 mais especulativo e com um risco de desabastecimento interno.
No cenário internacional, Molinari indica que há uma tendência neutra para os preços na Bolsa de Chicago no curto e no médio prazo em razão do avanço da colheita nos Estados Unidos e do estoque confortável de oferta do cereal.
Veja o que o Safras IA Score projeta como tendência para os preços do milho no Brasil e no exterior:
Safras IA Score
O Safras IA Score foi criado para capturar o peso e a influência dos fatores que formam os preços internacionais e internos do milho, levando em conta também a sazonalidade desses fatores no decorrer do tempo.
A ferramenta oferece uma visão estratégica e prática, permitindo uma análise eficiente para curto, médio e longo prazos, sendo uma informação adicional para tomada de decisão de negócios e investimentos.
Além disso, a funcionalidade é complementada pelo quadro Matriz de Fatores Safras IA Score, que traz uma análise detalhada das variáveis que compõem o Safras IA Score em cada commodity.