Amanhã (21) e na próxima quarta-feira (22) de janeiro de 2024, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) será anfitriã de uma importante reunião da diretoria do BRIPAEM (Bloco Regional de Governadores, Prefeitos, Autoridades e Empresários do Mercosul).
Durante os dois dias, empresários, prefeitos, e representantes dos governos do Uruguai, Paraguai, Argentina e da Secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina irão debater estratégias para a implementação da rota do milho, considerada essencial para reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade do agronegócio regional.
O encontro busca viabilizar um novo trajeto para a importação de milho, conectando o Paraguai, passando pela Argentina e entrando no Brasil por Dionísio Cerqueira (SC). A rota, que atenderia especialmente as regiões Oeste e Meio-Oeste catarinenses, apresenta um percurso significativamente menor do que o atual, que utiliza Foz do Iguaçu como ponto de entrada. “Essa mudança trará benefícios diretos às nossas empresas, cooperativas e produtores independentes, além de outros setores que dependem do milho para suas produções,” destacou a ACCS.
BRIPAEM: integração e desenvolvimento regional
Com o objetivo de promover comércio, infraestrutura e cooperação multissetorial no Mercosul, o BRIPAEM tem como visão ser o principal agente de integração sustentável da região. Sua missão é facilitar projetos estratégicos que conectem mercados, reduzam custos logísticos e ampliem a competitividade regional, beneficiando empresas, comunidades e governos.