Será realizado nesta semana, dias 3 e 4 de julho, o Seminário Gestão Ambiental na Produção Animal, promovido pela Embrapa Suínos e Aves e Sistema Ocepar, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR) e Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).
O objetivo do seminário é apresentar ao público soluções técnicas eficazes para o manejo de resíduos da produção animal, visando a sustentabilidade econômica e ambiental dos sistemas de criação de suínos e aves. O evento será transmitido on-line pelo canal da Embrapa no YouTube e é aberto ao público em geral, com foco especial em técnicos, produtores, agentes de licenciamento ambiental e entidades ligadas à cadeia produtiva de suínos e aves.
Serão dois dias de seminário. No primeiro, pesquisadores e analistas da Embrapa Suínos e Aves e da Embrapa Clima Temperado apresentarão dois painéis: um sobre água e dejetos e outro sobre o manejo de animais mortos, com interação dos participantes.
No segundo dia, será realizado um treinamento específico sobre o Software de Gestão Ambiental na Suinocultura (SGAS). Essa ferramenta digital automatiza e padroniza projetos e análises para processos de licenciamento ambiental, antes realizados manualmente ou por meio de planilhas.
Seminário Gestão Ambiental na Produção Animal
• Inscrições: forms.gle/AixYeCa1PRQSbmLn9
• Transmissão: Canal da Embrapa no YouTube
o Dia 3: youtu.be/kIjL8oXKnHQ
o Dia 4: youtu.be/3fS-VDfSlgU
• Programação:
• 3 de julho, quinta
o 8h30 às 8h35 – Abertura
o Painel 1: Gestão ambiental na produção de suínos e aves: água e dejetos
o 8h35 às 8h55 – Gestão da água e sua influência em sistemas de manejo e tratamento de dejetos de suínos, Paulo Armando Oliveira (Embrapa Suínos e Aves)
o 8h55 às 9h15 – Compostagem automatizada para tratamentos de dejetos de suínos, Paulo Armando Oliveira (Embrapa Suínos e Aves)
o 9h15 às 9h45 – Critérios para uso dos dejetos como fertilizantes, Rodrigo Nicoloso (Embrapa Clima Temperado)
o 9h45 às 10h – Questionamentos
o 10h às 10h20 – Intervalo
o Painel 2: Gestão ambiental na produção de suínos e aves: animais mortos
o 10h20 às 10h45 – Tecnologias de compostagem para tratamento de animais mortos, Everton Krabbe e Evandro Barros (Embrapa Suínos e Aves)
o 10h45 às 11h10 – Tratamento de animais mortos por biodigestão anaeróbica, Airton Kunz e Ricardo Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves)
o 11h10 às 11h35 – Práticas e recomendações para remoção de animais mortos da propriedade, Luizinho Caron (Embrapa Suínos e Aves)
o 11h35 às 12h – Questionamentos
• 4 de julho, sexta
o Painel 3: Apresentação do Software de Gestão Ambiental na Suinocultura (SGAS)
o 8h30 às 11h30 – Software de Gestão Ambiental na Suinocultura (SGAS), possibilidades e funcionalidades, Rodrigo Nicoloso (Embrapa Clima Temperado)