A iniciativa promove encontro entre setores produtivos brasileiros e representantes do governo brasileiro que atuam em 14 países do Oriente Médio e na índia.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Itamaraty, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), abriu na quinta-feira (2/10), em Dubai, o 10º e último encontro do ciclo global iniciado em 2023, que reúne Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs), Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) e adidos agrícolas em diferentes regiões do mundo. A iniciativa busca ampliar parcerias estratégicas e fortalecer a presença internacional do Brasil. Essa edição nos Emirados Árabes Unidos segue até o dia 4 de outubro e reúne representantes do Oriente Médio e Índia.
A abertura contou com a presença de Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; Laudemar Aguiar, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE); Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; e Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.
Para Jorge Viana, o ciclo de encontros reforça o protagonismo do Brasil no comércio internacional. “Esses encontros mostram que o Brasil está preparado para competir globalmente, abrindo novas oportunidades e reforçando parcerias estratégicas”, afirmou. Ele lembrou que, nos últimos dois anos, missões presidenciais e do vice-presidente visitaram países-chave, como China, Arábia Saudita, México e Índia, e ressaltou a agenda inédita do governo brasileiro, com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Indonésia e à Malásia neste mês de outubro. “Quando substituímos o isolamento, criamos muitas oportunidades. Essas reuniões são para montar a estratégia mesmo”, disse.
O presidente da ApexBrasil também destacou a relevância geoeconômica da região representada no encontro. “Estamos reunindo representantes de 14 países, que somam 2 bilhões de pessoas no planeta. Juntos, têm um PIB de US$ 8,9 trilhões. É muita coisa”, afirmou, ressaltando o potencial de negócios para o Brasil nesses mercados.
Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, destacou a importância de investimentos da região para o Brasil. “Atrair investimentos da região se torna um desafio e uma necessidade para que possamos aproveitar esses fundos que buscam bons projetos, em que seja possível mostrar o retorno ao investidor. Esse é um tema que coloco neste encontro: trabalhar de forma planejada para apresentar esses projetos de maneira estruturada, que traga ao investidor uma visão clara do retorno e da segurança jurídica que o Brasil dispõe. Isso é muito importante”, defendeu.
Já Laudemar Aguiar, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou a integração entre governo e setor privado na promoção comercial. “Em menos de dois anos e meio, fizemos a rodada no mundo inteiro. É como uma photo-op, para ter esse primeiro encontro pessoal, não só entre nós, do lado do Brasil, e os representantes das embaixadas e consulados eventualmente, e com os adidos agrícolas, mas também com a participação do setor privado e de instituições-chave do nosso governo, como a Embrapa e a Fiocruz, e todas as associações e empresários presentes. Como eu sempre brinco, a secretaria que coordeno é a ‘PPP do Itamaraty’: não fazemos nada sem ouvir o setor privado. E assim acontece também na ApexBrasil”, disse.
Temas em debate
A programação abordou setores estratégicos como agronegócios. Em painel foram discutidos temas como a expansão da exportação de proteína animal, o consumo crescente de café na Ásia e no Oriente Médio e a diversificação de exportações do setor apícola. Vinicius Estrela, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), ressaltou o potencial de novos mercados consumidores, destacando o potencial dos cafés especiais, que vêm ganhando novos adeptos. “Desde a pandemia, uma revolução vem acontecendo no mercado de café do Oriente Médio. Estamos redescobrindo o hábito de tomar café, pelo café especial e pelas microtorrefações e cafeterias relacionadas”, afirmou.
No painel de indústria e serviços, Lilian Kaddissi, superintendente de Marketing e Negócios da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (ABIT), destacou o potencial da moda brasileira: “É fundamental mapear onde podemos avançar e trazer cada vez mais a diversidade da indústria têxtil e especialmente da moda brasileira”. Representantes de Abicalçados, Centrorochas e ANFACER também apresentaram perspectivas de crescimento e inovação para seus setores.
O primeiro dia ainda incluiu apresentações da Fiocruz, destacando iniciativas em saúde e ciência, e da ApexBrasil, com informações estratégicas sobre mercados e oportunidades de negócios. A programação foi concluída com um workshop de coordenação e estratégia, voltado a alinhar ações conjuntas de promoção comercial, inovação e investimentos do Brasil na região.
Panorama econômico da região
Os 14 países abrangidos pelo encontro somam população de 2 bilhões de pessoas e PIB de US$ 8,9 trilhões – o equivalente à terceira maior economia do mundo. Em 2024, o Brasil exportou US$ 26 bilhões para esses mercados, que juntos se posicionariam como seu terceiro maior parceiro comercial, entre os Estados Unidos e Argentina. O saldo comercial é positivo na maioria dos casos, com destaque para Emirados Árabes, Irã e Turquia, com saldo superior a US$ 2,5 bi em cada.
As principais exportações brasileiras variam conforme o destino: nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), os principais produtos são carne de frango e açúcar (com participações que variam de 15% a 70% da pauta); para Índia, o açúcar continua fundamental (30%); para o Irã entra o milho (30%); para o Paquistão, o algodão (70%); para Turquia, soja e algodão; e para Israel, carne bovina e soja.
Próximos dias
Nos próximos dois dias, o encontro em Dubai seguirá com uma intensa agenda de apresentações e debates. Na sexta-feira (3/10), representantes da Embraer e do Ministério das Relações Exteriores apresentarão suas perspectivas de promoção comercial, investimentos e agricultura. Em seguida, SECOMs de 14 países do Oriente Médio, Ásia Central, Sul da Ásia e Turquia farão apresentações em blocos, seguidas de debates, abordando oportunidades regionais e estratégias de internacionalização. O dia será concluído com apresentações de SECTECs, reforçando a integração entre ciência, tecnologia e inovação com políticas comerciais. No sábado (4/10), o Workshop de Coordenação e Estratégia reunirá todos os participantes para alinhar ações conjuntas entre setor público e privado, consolidando estratégias de promoção comercial, inovação e investimentos do Brasil nos mercados da região.
Ciclo de Encontros de SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas
Os Encontros de SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas, promovidos conjuntamente pela ApexBrasil, pelo Itamaraty, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foram realizados entre 2023 e 2025. Com essa edição de Dubai, foram 10 encontros: África (Joanesburgo), América Central e Caribe (Cidade do Panamá), América do Sul (Bogotá), Estados Unidos e Canadá (Washington), Sudeste Asiático e Oceania (Bangkok e Tóquio), Europa (Lisboa, Varsóvia e Bruxelas) e Oriente Médio (Dubai), reunindo 212 representantes de postos, entre 131 SECOMs, 54 SECTECs e 27 Adidos Agrícolas. Ao longo das nove edições anteriores, 38 empresas e entidades brasileiras participaram, com destaque para os setores de proteína animal, café, agroindústria, agricultura e couro.