A publicação inédita será apresentada durante o painel da ABCS, no principal evento técnico-científico do setor no dia 22 de outubro.
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) fará o lançamento oficial do Manual sobre Uso Responsável e Eficaz de Antimicrobianos na Suinocultura no dia 22 de outubro, durante a Abraves Nacional 2025, o principal evento técnico-científico da suinocultura brasileira realizado em Belo Horizonte (MG), de 20 e 23 de outubro.
Com o objetivo de promover o uso racional de antimicrobianos e oferecer ferramentas técnicas para uma produção cada vez mais sustentável, o novo manual da ABCS será apresentado no painel temático “Uso Racional de Antimicrobianos na Suinocultura”. A programação reunirá nomes de referência do setor produtivo e científico para discutir avanços, desafios e experiências práticas relacionadas ao tema.
A abertura ficará a cargo de Charli Ludtke, diretora técnica da ABCS, que conduzirá a apresentação de cases da agroindústria nacional. Em seguida, o consultor Dr. Mauricio Dutra (GFD Consultoria) apresentará um panorama detalhado sobre o uso de antimicrobianos na suinocultura brasileira, destacando dados atuais e oportunidades de melhoria. Grandes empresas do setor também compartilharão suas iniciativas de boas práticas, com apresentações de Edilson Caldas (MBRF), Anne Lara (Seara) e Roberto Coelho (Grupo Cabo Verde).
O painel será encerrado com uma mesa-redonda que reunirá os especialistas convidados para debater experiências exitosas, desafios e estratégias visando o uso responsável dos antibióticos sem comprometer o bem-estar, a saúde única e a produtividade. A diretora técnica da ABCS explica que “A importância do evento da ABRAVES e da atuação de todos os Médicos Veterinários que fazem compõem a Associação, sendo o uso responsável dos antimicrobianos um desafio global e uma responsabilidade de todos os profissionais envolvidos, nesse sentido o lançamento oficial do Manual junto a ABRAVES, é um material importante de apoio e uma referência técnica para produtores, agroindústrias e demais profissionais ligados à cadeia suinícola. O material apresenta orientações práticas, atualizadas e baseadas em evidências científicas sobre o uso prudente de antimicrobianos, alinhadas às exigências do mercado e aos princípios de produção sustentável e responsável”.