Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
sexta-feira, 9 de janeiro de 2026
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

ABCS acompanha caso de Peste Suína Africana nas Américas após relato na República Dominicana

  • Saúde Animal
  • Assessoria de Comunicação
  • agosto 5, 2021
Baixar Arquivo

Suinocultura nacional segue em alerta com a doença que vem avançando no mundo, e reforça as medidas de biosseguridade para resguardar o rebanho

A última semana tem sido de atenção após a confirmação de focos de Peste Suína Africana (PSA) em rebanhos de suínos nas províncias de Sanchez Ramirez e Montecristi, localizadas na República Dominicana, no último dia 28 de julho. A notícia ligou o alerta de países produtores de toda a América, entre eles o Brasil, que se destaca como o quarto maior produtor mundial e é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da doença desde 1984.

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) vem acompanhando a questão junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgãos estaduais de Defesa Agropecuária e setor privado da suinocultura, que têm desenvolvido e reforçado ações que evitem o ingresso da PSA no Brasil.

O Caso de PSA na República Dominicana foi relatado e confirmado pelo Serviço Veterinário Oficial (Ministério da Agricultura da República Dominicana) após resultados de testes realizados pelo Laboratório de diagnósticos de doenças em animais (USDA – Plum Island), e sendo avaliadas 389 amostras coletadas de suínos referentes a criações de subsistência. Atualmente o país possui um rebanho de aproximadamente 1.8 milhão de suínos, sendo que as províncias afetadas possuem 19.600 animais, onde foram confirmadas até o momento 273 casos da doença em criações não tecnificadas, com um total de 842 suínos sacrificados.

Primeiros focos (em amarelo) reportados à OIE, pelo Serviço Veterinário Oficial da região, nas províncias da República Dominicana.
OIE, 2021. Disponível no link: https://wahis.oie.int/#/report-info?reportId=3684

Após a confirmação do diagnóstico para PSA, o Governo Dominicano, por meio de seu Ministério, acionou o Comitê Nacional de Emergência para Doenças Exóticas de Animais Domésticos, que instaurou algumas ações imediatas como forma de garantir a produção nacional de suínos.

Sendo algumas delas:

01 – Proibição de trânsito (entrada e saída) de suínos vivos e abatidos nas províncias afetadas;

02 – Estabelecimento estratégico de pontos de controle em ambas as províncias com o apoio dos militares, visando a ampliação da vigilância e estabelecimento de barreiras;

03 – Realização de investigações epidemiológicas.

04 – Outra medida que está sendo discutida é a instauração de um fundo para custear as ações de emergência sanitária na região.

No entanto, essa semana a situação se agravou, com relatos de ocorrência da PSA pelas autoridades, que detectaram a presença da doença em 11 províncias da República Dominicana, e com suspeitas também no Haiti. No entanto, ainda não oficializado perante a OIE. E com isso aumentando as ameaças de disseminação no país e ao Brasil, requerendo que todos os países das américas estejam alertas a presença detecção da PSA na República Dominicana. Vale reforçar que o vírus da Peste Suína Clássica está presente na República Dominicana e a vacinação é praticada há mais 20 anos.

Atualização Brasil
Assim que houve a confirmação da doença nas américas, no dia 29 de julho, em uma reunião em conjunto com o setor, o MAPA reforçou que a PSA entrará no Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, que redefinirá os componentes do sistema como vigilância sorológica baseada em risco, inspeções em estabelecimentos de criação, investigação dos casos suspeitos, inspeção em abatedouros e vigilância sorológica em suínos asselvajados. Essas ações são em prol do compromisso em manter e melhorar a vigilância dessa importante doença, visando proteger a suinocultura nacional.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, alerta para que todos os produtores e demais profissionais ligados à suinocultura redobrem as medidas de biosseguridade nas granjas, e mantenham a vigilância quanto aos sinais clínicos suspeitos da doença. Com isso, enfatiza para que as granjas e as agroindústrias realizem treinamentos de todas as equipes. Para Lopes, “precisamos estar atentos e, sob qualquer suspeita, entrar em contato com o SVO mais próximo para rapidamente atuarmos”. Ainda, solicita que os produtores busquem evitar a entrada de visitantes e redobrem as barreiras físicas (cercas) nas granjas quanto ao risco de adentrar suídeos asselvajados.

A diretora da ABCS, Charli Ludtke, falou sobre a importância de buscar informações sobre a doença: “A ABCS disponibiliza uma série de materiais técnicos digitais que podem ser replicados nas capacitações em granjas e indústrias. Temos excelentes materiais disponíveis, elaborados pelo Serviço Veterinário Oficial e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), de forma a unir esforços para resguardar o rebanho nacional”, explica.

Confira os materiais completos em: https://wahis.oie.int/#/report-info?reportId=3684 http://abcs.org.br/materiais-psa/

PSA e as medidas de prevenção
A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença viral fatal dos suínos, que acomete tanto os domésticos como suídeos asselvajados, sem predileção por idade, sexo, raça ou tipo de exploração econômica. É uma doença altamente contagiosa que não tem vacina e nem tratamento, e pode gerar graves problemas no rebanho e grandes perdas econômicas.

A prevenção para a introdução da PSA em países livres da doença depende da adoção de medidas de biosseguridade para evitar a introdução do vírus, ou de produtos infectados nas zonas livres.

Dentre as medidas de biosseguridade em granjas, temos:

Evitar visitas nas unidades de produção, pois todo o visitante pode ser um risco a introdução de patógenos, e, caso haja visitas, realizar o vazio sanitário e todas as demais medidas de biosseguridade
recomendadas pela unidade de produção
Isolamento e quarentena dos suínos importados.
Evitar a entrada de pessoas recém-chegadas ao país (pelo menos 72 horas).

Descarte apropriado de restos de alimentos oriundos de áreas infectadas (incineração ou esterilização).

Nos criatórios não tecnificados, em hipótese alguma deve-se usar resíduos proveniente de aterros sanitários. Restos de comida de restaurantes, ou mesmo domésticos, também devem ser evitados, especialmente se não forem submetidos a cozimento.

Barreiras físicas impedindo a entrada de outros animais (cães, gatos, animais silvestres e asselvajados e outros) no perímetro da granja, bem como insetos e roedores nos galpões.
Controle de moscas e carrapatos.

Desinfetar e controlar a entrada de equipamentos, implementos, materiais e suprimentos, na entrada da granja.
Realizar capacitações orientando os funcionários e a implementação de medidas de biosseguridade na granja.

São medidas que devem ser reforçadas para viajantes:

Reforço na inspeção de bagagens de passageiros com intuito de verificar a vinda de alimentos e outros materiais, não autorizados que podem ser potenciais veiculadores desta doença, atividade onde se insere o emprego dos cães detectores do MAPA.

Proibição da entrada de carne (in natura ou industrializada) no país por meio das bagagens;

Fiscalização do descarte adequado de resíduos alimentares provenientes de bordo de aeronaves comerciais e navios, quando procedentes de países infectados por essa doença.

Descarte de forma correta, roupas e calçados usados durante as visitas internacionais, pois mesmo a lavagem não garante que os acessórios fiquem livres dos patógenos.

Estados Unidos
Os Estados Unidos também tomaram medidas de prevenção para evitar que a doença ultrapasse fronteiras e adentre outros territórios. Em decorrência disso, a entrada de suínos e produtos derivados de suínos da República Dominicana está atualmente proibida em decorrência das restrições existentes contra a PSC. Outra linha de ação é através do Departamento de Segurança Interna e Proteção de Fronteiras (CBP), que está aumentando as inspeções de voos da República Dominicana para garantir que os viajantes não tragam produtos proibidos (de origem animal) para os Estados Unidos. A CBP também garantirá que os restos de comida de bordo desses aviões sejam descartados de maneira adequada para evitar a transmissão da PSA.

 

  • Fonte: ABCS
  • Autor:Assessoria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Brasil reforça parceria com a África do Sul em seminário técnico sobre segurança alimentar

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Grãos: Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Zoetis reforça a diferença tecnológica entre vacinas comerciais registradas e autógenas e alerta produtores sobre critérios de escolha

Leia Mais
19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira

Leia Mais
19 de dezembro de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • PecSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Cursos e Eventos

Brasil reforça parceria com a África do Sul em seminário técnico sobre segurança alimentar

A cidade de Pretória recebeu na quarta-feira (10) a quarta edição do Road Show Internacional

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Grãos: Anec eleva projeção de exportação de soja, milho e farelo em dezembro

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) elevou a estimativa de exportação de soja

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Zoetis reforça a diferença tecnológica entre vacinas comerciais registradas e autógenas e alerta produtores sobre critérios de escolha

A sanidade animal tem ganhado cada vez mais relevância no agro brasileiro, impulsionada pelo crescimento

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira

A suinocultura industrial de Santa Catarina manteve, em 2025, a posição de maior produtor e

Leia Mais
comercial 19 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

SUÍNOS/CEPEA: Festas de fim de ano elevam demanda e preços

A demanda por alguns cortes suínos tipicamente consumidos nas festas de final de ano tem

Leia Mais
comercial 18 de dezembro de 2025
Nutrição

25 Anos de Transformação na Alimentação Animal: O Brasil em Rumo Sustentável

A indústria brasileira de alimentação animal completa 25 anos de evolução e reafirma seu papel

Leia Mais
comercial 17 de dezembro de 2025

Últimas Notícias

Saúde Animal

China impõe tarifas de até 19,8% sobre carne suína da União Europeia

A China começará a aplicar, a partir desta quarta-feira (17), tarifas antidumping que variam entre

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Chuvas impulsionam lavouras em desenvolvimento, mas excesso de umidade acende alerta para soja e milho

A semana será marcada por impactos contrastantes nas lavouras brasileiras, em função do avanço de

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Mesmo sem a contribuição do frango, entre janeiro e novembro receita cambial das carnes aumentou perto de 20%

Dados compilados pelo MAPA junto à SECEX/MDIC apontam que nos 11 primeiros meses de 2025

Leia Mais
17 de dezembro de 2025
REVISTAS

Revista Mundo Agro: Edição de Dezembro traz o balanço do setor de proteínas e aponta tendências para 2025

A Revista Mundo Agro – Edição de Dezembro chega ao mercado com uma proposta editorial

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Saúde Animal

China impõe tarifas antidumping a produtos suínos da UE

A China vai aplicar tarifas antidumping entre 4,9% e 19,8% a determinados produtos suínos importados

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas duas primeiras semanas de dezembro

Mesmo apresentando alguma redução em relação aos resultados da primeira semana do mês, as exportações

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Diversos

Consumo de carne suína cresce nas festas de Natal e Ano-Novo

A carne suína volta a ocupar espaço central na mesa do brasileiro durante as festividades

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Mercado de Suínos fecha 2025 com crescimento expressivo e boas margens; 2026 exige cautela e atenção

O setor suinícola encerra 2025 com desempenho acima das expectativas, sustentado por aumento da produção,

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína recuam em novembro, mas Brasil deve liderar crescimento global em 2026

As exportações brasileiras de carne suína perderam ritmo em novembro, refletindo um cenário de preços

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Diversos

Brasileiro deve consumir mais carne suína nas festas deste fim de ano

O consumo de carne suína no Brasil deve manter a tendência de crescimento neste mês

Leia Mais
16 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína caem 26,3% em novembro, maior retração mensal desde 2015

As exportações brasileiras de carne suína registraram uma queda expressiva de 26,3% em novembro de

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Diversos

Linguiça de Bragança Paulista ganha selo Sisbi e poderá ser vendida em todo o país

A tradicional Linguiça de Bragança Paulista, símbolo gastronômico do interior paulista, acaba de conquistar o

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

SOJA/CEPEA: Negócios se aquecem no spot

As negociações envolvendo soja no mercado spot se aqueceram na última semana, aponta levantamento do

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

MILHO/CEPEA: Menor demanda pressiona cotações

Embora tenham iniciado a última semana em patamares maiores, os preços do milho caíram ao

Leia Mais
15 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

Mundo Pata: a nova marca de produtos pet da Pif Paf Alimentos

A Pif Paf Alimentos avança de forma consistente no segmento pet com a criação da

Leia Mais
12 de dezembro de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

SUÍNOS/CEPEA: Exportações registram maior queda mensal desde 2015

As exportações brasileiras de carne suína recuaram 26,3% em novembro em relação a outubro, registrando

Leia Mais
comercial 11 de dezembro de 2025
Produção

No Espírito Santo, produção animal tem alta no abate de aves e bovinos e no volume de ovos

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulga o balanço dos setores de

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Comércio mundial de carnes em 2026: só a de frango continua em expansão, diz USDA

Nas previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), após aumentarem em 2025, as exportações

Leia Mais
AviSite - Redação 11 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Exportações de soja, milho e farelo sobem em dezembro e consolidam novo recorde anual, aponta Anec

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima suas projeções de exportação

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Exportações de carne suína disparam 45% na primeira semana de dezembro

As exportações brasileiras de carne suína começaram dezembro de 2025 com forte aceleração, segundo dados

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

ABCS destaca força da suinocultura brasileira em evento regional sobre febre aftosa no Paraguai

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou, nos dias 25 e 26 de

Leia Mais
comercial 10 de dezembro de 2025
Diversos

Presunto pata negra, bacalhau e outros itens proibidos são apreendidos em cruzeiro

Produtos de interesse agropecuário foram apreendidos no Porto de Santos (SP) pela equipe da Vigilância

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Empresas & Profissionais

ABCS reúne líderes do varejo para traçar caminhos estratégicos da carne suína em 2026

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS),  promoveu, no dia 4 de dezembro, em

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Saúde Animal

Cinco laboratórios da Espanha estão na mira de investigação sobre origem de surto de peste suína, que aflige produtores de carne

As autoridades da Catalunha anunciaram neste sábado (7) que cinco laboratórios estão sob investigação por

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Diversos

SOJA/CEPEA: Negócios iniciam dezembro em ritmo lento; produtor segue atento ao clima

Levantamento do Cepea mostra que as negociações envolvendo soja e derivados estão em ritmo lento

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Nutrição e Matérias-primas

MILHO/CEPEA: Maior interesse comprador e retração vendedora mantêm preços em alta

Os preços do milho seguiram em alta no mercado interno na última semana, com o

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Diversos

Nova diretoria do Nucleovet toma posse com Aletéia Balestrin na presidência

Associados do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) se reuniram em assembleia geral

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e

Leia Mais
comercial 9 de dezembro de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes na 1ª semana de dezembro

Após alguns resultados decepcionantes em novembro – no mês, apenas a carne bovina registrou aumento

Leia Mais
AviSite - Redação 8 de dezembro de 2025
Mercado Externo

FAO: em alta contínua, preço da carne bovina distancia-se ainda mais das carnes suína e de frango

Há pouco mais de um ano (novembro de 2024), o preço alcançado pela carne bovina

Leia Mais
AviSite - Redação 8 de dezembro de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • ‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais publicado em 15 de outubro de 2021
  • Workshop debate as tendências e perspectivas para o agronegócio em 2024 publicado em 20 de fevereiro de 2024

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em novembro 4, 2022
  • Revista do SuiSite: Doença do Edema e os seus desafios publicado em outubro 6, 2023
  • Workshop debate as tendências e perspectivas para o agronegócio em 2024 publicado em fevereiro 20, 2024
  • Convergência regulatória em biotecnologia com a China pode gerar mais US$ 1,5 bi ao ano em exportações publicado em junho 12, 2025
  • Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais publicado em julho 28, 2025

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • ‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais publicado em 15 de outubro de 2021
  • Workshop debate as tendências e perspectivas para o agronegócio em 2024 publicado em 20 de fevereiro de 2024

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Nos EUA, FDA recebe solicitação de liberação de sementes de maconha na alimentação animal publicado em novembro 4, 2022
  • Revista do SuiSite: Doença do Edema e os seus desafios publicado em outubro 6, 2023
  • Workshop debate as tendências e perspectivas para o agronegócio em 2024 publicado em fevereiro 20, 2024
  • Convergência regulatória em biotecnologia com a China pode gerar mais US$ 1,5 bi ao ano em exportações publicado em junho 12, 2025
  • Um terço do comércio Brasil – EUA é entre matrizes e filiais publicado em julho 28, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

“O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL”

Composta no final dos anos 1970, o refrão da música “Querelas do Brasil” nunca foi tão aplicável a dois segmentos da produção animal brasileira como em 2025.

Leia mais »

imagem-2

ENTREVISTA RICARDO SANTIN

“Saio fortalecido e ainda mais convicto do papel que temos na defesa da sanidade e da imagem do Brasil no mundo”. Pág. 18

Leia mais »

imagem-3

Como a Inteligência Artificial pode ajudar o agro a se preparar para as mudanças climáticas

Estudos da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apontam que tecnologias de monitoramento e análise inteligente podem diminuir o consumo de água e insumos agrícolas em até 30%, sem comprometer a produtividade. Pág. 32

Leia mais »

imagem-4

Pesquisa aplicada para a avaliação de produtos e a estatística como ferramenta para a tomada de decisões

Portanto, a realização de pesquisas aplicadas para avaliar os efeitos de um produto novo torna-se imprescindível. Pág. 28

Leia mais »

imagem-5

25 Anos de Transformação na Alimentação Animal: O Brasil em Rumo Sustentável

Em 2025, a indústria nacional projeta atingir cerca de 93,7 milhões de toneladas de rações e suplementos minerais, movimentando mais de R$ 180 bilhões. Pág. 34

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp