A carne suína está on no varejo brasileiro! A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), lançou no dia 1° de junho a décima edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), ao lado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira das Empresas de Genética (ABEGS), de representantes do governo do estado de São Paulo, do jornalista e especialista em agribusiness, José Luiz Tejon, de empresas e lideranças do setor, e das maiores e melhores redes de varejo do país. O evento presencial aconteceu em São Paulo e foi transmitido ao vivo para todo o Brasil.
10 anos da maior vitrine da carne suína no varejo brasileiro
Este ano a SNCS completa 10 anos de história. Ao longo da década, a campanha impulsionou a venda da proteína suína em todo o Brasil. De 2013 até 2021, a SNCS possibilitou o aumento de 32% no consumo de carne suína no Brasil e este ano promete elevar ainda mais essa marca. Referência no agronegócio brasileiro, durante o evento de lançamento o Ministro da Agricultura, Marcos Montes, comentou que a SNCS mostra aos consumidores a sanidade da produção brasileira, o valor da proteína suína, suas vantagens e sabor “Nós do Governo Federal damos cada vez mais valor à carne suína, parabéns a todos vocês e sucesso!”
A SNCS já está presente nas lojas físicas e no e-commerce de 27 bandeiras de varejo. O Pão de Açúcar, Mercado Extra, Oba Hortifruti, Hortifruti, Natural da Terra, Carrefour, Dia supermercados, Prezunic, Supernosso, Momento Supernosso, Apoio Mineiro, Supermercado Cidade Canção, São Francisco Supermercado e Amigão Supermercados, Big Hipermercados, Big Bompreço e Nacional estão com as gôndolas recheadas de carne suína e times preparados para impulsionar as vendas da proteína em todo o Brasil, com oportunidade para impactar 145 milhões de brasileiros!
Lançamento da SNCS 2022
Durante o evento de lançamento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, agradeceu a presença de todos, e disse estar emocionado pelo dia especial. “Vivemos um momento muito triste para os produtores, mas vamos transformar a dificuldade em oportunidade. Saímos das nossas fazendas para chegar aos consumidores através de vocês, representantes do varejo nacional. Contamos com vocês para trazer tempos melhores para os produtores. A Semana Nacional nasceu de uma crise que enfrentamos em 2012, e hoje decidimos que nós produtores vamos mudar esse quadro, nós produtores vamos fazer a diferença. Tudo o que vemos hoje é a concretização de um sonho, contamos muito com vocês!”, finalizou.
A Diretora de Marketing e Projetos da ABCS, Lívia Machado, frisou também que este é o momento de renovar as esperanças dos produtores brasileiros e falou um pouco sobre o empenho em antecipar a edição deste ano. “Adiantamos a Semana e não mudamos a estratégia, realizamos quase 18 treinamentos, pois o nosso produto é percebido como a forma que ele é comunicado. É a comunicação que gera a ação, a gente ensina de fato quem se comunica com o consumidor. Nós vamos vencer essa crise e vamos vencer com trabalho!”
Representando o governo de São Paulo, o secretário estadual de agricultura e abastecimento do estado, Francisco Matturro, falou sobre as oportunidades para incentivar o consumo e elogiou o trabalho dos produtores. “Essa é uma proteína nobre com uma cadeia produtiva bem organizada, mas ainda temos muito caminho pela frente dentro dessa jornada para aumentar o consumo de carne suína.” Também representando o governo estadual, o Deputado Itamar Borges, declarou que a suinocultura brasileira pode contar com seu mandato para “trabalhar junto, fortalecer, potencializar o mercado, o preço, a desburocratização e a questão tributária. Não tenho dúvida nenhuma que essa iniciativa e que os resultados que saem da campanha, vão trazer um impacto muito positivo para ampliar o mercado nacional.”
Já o presidente da ABEGS, Alexandre Rosa, destacou o investimento massivo feito pela cadeia de suínos para aprimorar a produção. “Investimos muito em fazer com que essa proteína ficasse magra, com baixos níveis de colesterol, extremamente nutritiva, saudável e segura, o Brasil hoje é referência em sanidade. Ficamos muito felizes com o aumento do consumo, mas cremos que há um espaço gigante para que o consumo cresça, esse é o caminho, aumentar a demanda, pois da porteira para dentro o trabalho já está muito bem feito.”
A SNCS já faz parte do calendário anual do varejo nacional, expandindo o número de redes a cada edição. O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, relembrou o início da jornada da SNCS, e os frutos colhidos por todos. “Quando a cadeia faz um trabalho, o resultado vem. É uma satisfação muito grande ver todas as redes que participam hoje, mostrando que avançar nessa pauta depende só de nós.”
Concorrentes unidos num mesmo propósito
Representando o GPA, pioneiro nesta iniciativa, Patrícia Mendes, Diretora Comercial de Perecíveis do GPA destacou o trabalho de educação desempenhado. “É isso que temos feito nos últimos 10 anos, ensinando o consumidor que existem outras formas de consumir a carne suína, que é uma proteína diversa, saudável, e que é fundamental que façamos esse negócio crescer. Só a ABCS para juntar concorrentes em prol de divulgar e diversificar o consumo de carne suína, parabéns pelo trabalho, vocês são um case de sucesso no agronegócio, e eu fico muito feliz por ser parte disso.”
Izadora Lima, Diretora Comercial do Hortifruti Natural da Terra, comentou sobre o momento oportuno para impulsionar as vendas. “Estamos vivendo um momento único no Brasil e no mundo que torna extremamente favorável a promoção desse produto tão especial, a nossa equipe está energizada, nossas lojas estão engajadas prontas para fazer história mais uma vez. É um grande prazer poder contribuir com essa iniciativa, vamos incentivar, educar o consumidor e apostar nesse produto cada vez mais!” Maria Rosilene Sousa Costa, Gerente Comercial de Açougue do Carrefour, afirmou que a maior rede de varejo do Brasil é aliada dos suinocultores. “Estamos juntos, produtores, frigoríficos e varejo. O Carrefour sabe da dificuldade que os produtores estão enfrentando e queremos estar juntos de vocês, podem contar com a gente, temos tudo para fazer dessa campanha um sucesso mais uma vez.”
Já Francisco Homsi, Vice-Presidente Comercial do Oba Hortifruti, disse que como engenheiro agrônomo, ver um evento como o lançamento da SNCS, fez com que ele sentisse que um sonho se tornou realidade. “É emocionante A carne suína é um case muito interessante para o Oba, temos hoje uma grande oportunidade de interferir na cultura de compra dos nossos clientes, falando direto com quem produz, e isso nos dá uma obrigação e uma responsabilidade perante a cadeia. A política de preço, na opinião do Oba, só se sustenta a longo prazo quando ela vem acompanhada com a agregação de valor, com um produto de qualidade. Isso faz toda a diferença e me faz crer fortemente que a proteína da carne suína é a proteína da oportunidade. É uma honra fazer parte disso tudo, aproveito para anunciar que a partir de amanhã em todas as nossas lojas, teremos hambúrguer de carne suína, com fabricação própria, embalado sem contato e por mão robótica.”
Carlos Eduardo Rodrigues de Souza, Diretor Nacional Comercial de Açougue e Peixaria do Grupo Big, agradeceu todo o time do Big e disse estar orgulhoso. “O Big veio nessa evolução, pegou todas essas mensagens colocadas pela ABCS e aproveitou. Começamos tímidos, depois ousamos mais, diversificamos produtos e fizemos tudo para atender o cliente. Vemos como muito oportuna a antecipação da SNCS, ficamos muito felizes em construir essa história, fica aqui nosso agradecimento, vamos vender carne suína!” Fala complementada pelo Gerente Comercial do Dia, Guilherme Mininel, “A ABCS tem uma coisa que consegue encantar os colaboradores e engajar todo mundo. Estamos acreditando muito na campanha e dobrando os investimentos do marketing, acreditando que o crescimento do ano passado será pouco comparado ao desse ano, vamos vender muito!”
Edimilson Anacleto, Diretor Comercial do Apoio Mineiro, também agradeceu a todos. “Agradeço ao Marcelo, Lívia, ABCS, ASEMG pelo apoio e ao meu time. Estamos conhecendo esse trabalho agora e não paro de me surpreender. Na primeira visita eu enxerguei o potencial de venda. Vimos um crescimento sim da carne suína e estamos no estado com o maior consumo do país, MG está em 28 kg por ano per capita, o mineiro tem esse hábito, esse apego pelo sabor da carne suína. Desenvolvimento da categoria acima de tudo.” Rodrigo Marcelino, Gerente Comercial de In natura do Prezunic também destacou a importância da estratégia regionalizada. “A carne suína para o Prezunic é estratégico, é a proteína que nós queremos aumentar a participação e aumentar as nossas vendas, aqui vestimos de verdade a camisa do suíno.”
E para finalizar, Marcos Pozzi, Diretor Comercial da Companhia Sulamericana de Distribuição, disse: “Para nós foi um desafio, temos uma rede caipira como costumamos dizer, temos um volume estrondoso de venda de suínos e ao conhecer o projeto vimos que tem um trabalho importantíssimo de sustentabilidade, reconhecimento, rastreabilidade, educação, treinamento, formação e marketing. O envolvimento e o engajamento da equipe foram maravilhosos, todo mundo muito feliz, é algo que gera valor como negócio e como bandeira para podermos ser mais fortes, o trabalho que vocês fazem é fantástico.”
A SNCS estará presente em mais de 1.850 lojas de norte a sul do país, com campanhas 360 em lojas, onde terá mais 31 mil comunicações em ponto de venda e somando com as redes sociais poderá impactar mais de 145 milhões de brasileiros no período de 1 a 17 de junho.