ABCS discute continuidade do Plano de Vacinação contra Peste Suína Clássica (PSC) na Zona Não Livre

O tema foi debatido junto à Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA na última sexta-feira (01)

Na última sexta-feira (01), o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes participou de agenda convocada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para tratar da continuidade do Plano de Vacinação contra Peste Suína Clássica (PSC) nos 11 estados que compõem a Zona Não Livre (ZnL) brasileira. Além da ABCS estiveram presentes diversas entidades representativas do setor.

Na oportunidade foram apresentados os resultados alcançados com o projeto piloto em Alagoas. De início, a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke compartilhou um vídeo feito pela ABCS com os dados da campanha. O material é um compilado de todo o projeto de Alagoas e traz depoimentos de produtores locais reforçando a importância da campanha para suinocultura nacional. Na sequência, o chefe da Divisão de Sanidade dos Suínos (DSS), Guilherme Takeda, realizou uma apresentação com todos os dados oficiais detalhados.

Para a continuidade da vacinação em outros estados da ZnL, o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Geraldo Moraes, comentou sobre a importância de construir um fundo sanitário nacional, que deverá ser debatido e avaliado no decorrer das próximas reuniões com o apoio de todas as instituições. Moraes reforçou a continuidade da campanha em Alagoas e informou da aquisição das vacinas pelo Ministério para a próxima etapa.

Nas palavras do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, “Sem dúvidas precisamos comemorar. Conseguimos completar esse primeiro objetivo que foi um ponto crucial para iniciar a campanha na ZnL, mas precisamos estar atentos ao que vem pela frente. Agora é o momento de pensarmos em como iremos continuar, e viabilizar o fundo nacional é a melhor opção, porém sem comprometer os fundos que já estão em andamento. Sabemos da dificuldade de cada um para viabilizar a arrecadação, mas precisamos unir esforços.” Ao final da fala, Lopes, colocou a ABCS à disposição para auxiliar, no que couber, a continuidade da campanha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
PecSite

Revista AviSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem01

Mais de 120 mil animais foram imunizados contra Peste Suína Clássica em Alagoas

A campanha faz parte do projeto piloto de implantação do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC). Página 18.

imagem02

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A Agrosys acompanha e segue atenta às mudanças que o mercado exige e entende que a transformação digital através de Sistemas de Gestão inteligentes tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 20.

imagem03

Produção de carne suína de qualidade por meio de recursos genéticos e seus cruzamentos

Este trabalho apresenta algumas informações de pesquisa relacionadas à genética e demais fatores envolvidos nas alterações da qualidade da carne, e também as possíveis opções para melhorar a qualidade da carne no curto prazo, preservando o bom desempenho do sistema produtivo. Página 24.

imagem04

O que a genética reserva para o futuro da suinocultura

O advento de técnicas como a genômica, a edição genética, a evolução da bioinformática e o surgimento de novas metodologias reprodutivas, têm possibilitado um progresso genético mais rápido e eficaz. Página 34.

imagem05

Saúde intestinal na porca e seu impacto na produção de leite e resultados da leitegada

O período de lactação é fundamental na produção intensiva de suínos, pois ele está ligado diretamente ao desempenho subsequente dos leitões. Página 44.

imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Fale agora no WhatsApp