ABCS inicia série de webinars para falar sobre Peste Suína Africana

O assunto ganhou ainda mais relevância junto a cadeia suinícola nacional, após a chegada da doença na América Central

Em prol da conscientização, capacitação e prevenção de toda a cadeia suinícola frente a Peste Suína Africana (PSA), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), iniciou no dia 20 de agosto, mais uma série de webinars técnicos, reunindo especialistas, médicos veterinários, epidemiologistas e agentes das agroindústrias e Serviços Veterinários Oficiais (SVO’s), de diversos países para falar sobre essa doença tão alarmante para a suinocultura. Os primeiros eventos nacionais foram realizados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a 333 Brasil, e mediados pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, junto da gerente da 333, Roberta Leite, e contaram com um público de mais de 800 participantes.

A série realizará ainda 4 eventos regionais, com treinamento dos participantes sobre vigilância, prevenção, medidas de biossegurança, sinais clínicos, epidemiologia, detecção, notificação precoce, e contenção do vírus, levando sempre em consideração as experiências de outros países onde a doença circula. O Brasil é livre de PSA, reconhecido desde 1984 pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), mas recentemente a preocupação em torno do assunto foi intensificada em função da chegada do vírus na República Dominicana, América Central, notificados no mês de julho.

O primeiro evento realizado dia 20 de agosto, foi conduzido pelo médico veterinário, doutor em epidemiologia, e gerente de operações técnicas da PIC LATAM, Andres Diaz, que trouxe alguns dos aprendizados quanto às medidas de prevenção e enfrentamento da doença na América Latina, e pelo médico veterinário, especialista em defesa sanitária animal e coordenador geral de planejamento e avaliação sanitária da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, Ronaldo Teixeira, que falou sobre as medidas de enfrentamento a PSA no Brasil do ponto de vista do Serviço Veterinário Oficial.

Andres explicou que o vírus da PSA é resistente, complexo e difícil de combater, sendo resistente ao processamento e congelamento durante dias, e com capacidade de percorrer longas distâncias, permanecendo ativo em um animal infectado mesmo após sua morte. Por isso, ele ressaltou a importância de intensificar as medidas de proteção e segurança nas fronteiras, mas também se preparar para uma eventual chegada do vírus. Já Teixeira esclareceu por quais meios a doença entra nos países e sobre o plano de contingência elaborado pelo MAPA para evitar o ingresso da doença no Brasil, que envolvem medidas pré-fronteira, de fronteira e de detecção precoce de caso suspeitos.

Já no segundo evento da série nacional, realizado no dia 27 de agosto, contou com a presença do especialista no tema, o médico veterinário, Doutor, professor e diretor do Laboratório de Referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para PSA, José Manuel Sanchez-Vizcaíno, que falou sobre as formas de manutenção do vírus, e a dinâmica de disseminação da doença na Europa, Ásia e República Dominicana. O Dr Vizcaíno trouxe um panorama geral sobre a situação do vírus da PSA, desde sua aparição em 1921 no Continente Africano, até se espalhar pelo mundo, compartilhando todo seu conhecimento sobre a doença, como a circulação viral, rotas de transmissão, medidas de prevenção e contenção, estudos sobre a produção de vacinas e uma previsão sobre os possíveis cenários da PSA no mundo.

Notícias Relacionadas

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

sui1

Mulheres dirigem 1,7 milhão de propriedades rurais no Brasil e continuam quase invisíveis

Publicação Mulheres na Pecuária traz histórias femininas na gestão de fazendas pelo Brasil. Página 08.
sui2

De olho no mercado externo: com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC)

Granja núcleo terá capacidade para alojar mais de mil bisavós; foco é mostrar ao mundo que o Brasil pode ser referência na produção e exportação de genética suína. Página 12.
sui3

Valor da Produção Agropecuária deve atingir R$ 1,159 trilhão este ano

Recordes de produção de lavouras respondem por esse resultado. Página 18.
sui4

Exportação cai, mas mercado doméstico se mantém estável

Estabilidade indica uma cautela nos elos finais da cadeia que não estariam ‘arriscando’ adquirir mais do que o que efetivamente será vendido. Página 20.
sui5

KemzymeTM Protease. Uma solução inovadora para melhoria da rentabilidade na produção de suínos

Com o aumento global dos custos para produção de proteína, é imprescindível que a digestibilidade desta seja melhorada.. Página 32.
Fale agora no WhatsApp