A campanha “Carne de porco: Bom de preço, bom de prato” é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), que inovou a forma de vender carne suína para pequenos e médios açougues e varejos com uma comunicação que saiu do lugar comum, evidenciou os benefícios da carne suína em larga escala e ajudou toda a cadeia a promover a proteína de forma simples e efetiva. Este ano a campanha volta em sua 3ª edição com os os pilares que tornaram tudo possível: leveza, diversão, informação e promoção. Além de trazer uma linguagem visual inédita, mensagens que conectam aspectos de venda entre si, além do foco de impulsionar a carne suína em um território com potencial para aumentar o consumo: os estados da Bahia e do Ceará.
Estratégia
Uma estimativa de 2020 feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado de São Paulo aponta que existam mais de 53 mil casas de carne no Brasil, e é para este tipo de varejo de proximidade que a estratégia foi pensada. A campanha foca na venda dos cortes mais populares da carne suína in natura, que continua em crescimento no que se diz respeito ao gosto e presença na vida dos brasileiros. Com comunicação em PDV e no digital, são 8 cartazes, 2 precificadores, 5 posts estáticos, 4 carrosséis, 15 stories e 3 reels que utilizam de leveza, diversão e informação através de uma linguagem visual que traz receitas, opções de cortes, dicas, promoções e informações nutricionais sobre a proteína. A campanha acontece em parceria com as associações e frigoríficos do Sistema ABCS nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.
A gerente de comunicação da ABCS, Danielle Sousa, explica que: “A comunicação leve, divertida e focada em atributos palpáveis como sabor e economia da nossa campanha trouxe excelentes resultados e deve continuar assim, se adequando a um novo momento, principalmente no que diz respeito à economia. Mas essa nova edição não é sobre repetir o que já fizemos. Mas sim sobre evoluir o que deu certo, para que possamos mais uma vez trazer para todos que fazem parte dessa jornada novas oportunidades, novas experiências, novas satisfações, e, claro, novos sabores”.
Lançamento
O lançamento da campanha foi feito para as associações afiliadas do Sistema ABCS e contribuintes do FNDS na última terça-feira (8) em reunião on-line, que além de apresentar as peças e a estratégia da campanha, também contou com as participações da gerente geral da Assuvap/Coosuiponte, Paula Gomides, e da Gerente de comunicação e marketing da Assuvap, Lorena Fonseca, que mostraram aos presentes como a associação de Ponte Nova (MG) realiza a campanha, que vendeu mais de 4 milhões de reais em carne suína durante os três meses de campanha realizados no ano passado, junto à 29 açougues e supermercados da região.
Elas trouxeram a aplicabilidade da campanha, a importância de adequar a estratégia para a realidade de cada região, de mensurar os resultados, e de se colocar como um facilitador junto ao pequeno e médio varejo. Para Paula, engajar os suinocultores da região foi primordial para o sucesso da estratégia “Eles precisavam entender que o envolvimento deles seria fundamental. Criamos uma comunicação com os nossos produtores para que eles indicassem seus clientes no pequeno varejo, então o contato foi direcionado pelo produtor. E a partir daí a Assuvap vendeu a proposta, mostrou os benefícios para os envolvidos, participou ativamente e monitorou cada etapa da campanha individualmente.”
Nordeste como oportunidade de crescimento no consumo de carne suína
Com mais de 55 milhões de habitantes (IBGE 2022), a região Nordeste é a segunda mais populosa do Brasil. São 9 estados que consomem apenas 1,7 kg per capita de carne suína ao ano, segundo dados de 2015 levantados pela Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, publicada pelo Centro Universitário Unicesumar. Nesse mesmo ano o consumo no Brasil já estava em 14,47 kg per capita, e hoje já alcança 18,94 kg de acordo com o último levantamento da ABCS. Os dados demonstram uma grande oportunidade para o crescimento do consumo de carne suína na região Nordeste, um dos locais onde menos se consome carne suína no país.
Ainda segundo a publicação Revista em Agronegócio e Meio Ambiente a carne suína é percebida na região como uma carne mais gordurosa, mesmo que o sabor e os preços baixos sejam apreciados. Neste cenário, a ABCS acredita que há muito espaço para apresentar a carne suína como um produto saudável, moderno, saboroso e versátil para os consumidores nordestinos, promovendo diálogo e informações de qualidade digitalmente e no ponto de venda. Esse trabalho será iniciado pela campanha Bom de preço, bom de prato, em parceria com as associações afiliadas a ABCS nos estados da Bahia e do Ceará, que abrigam juntos mais de 22 milhões de pessoas. Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a conquista do nordeste representará a longo prazo a longevidade da produção suinícola brasileira, e o aumento definitivo do consumo no mercado doméstico.