A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realizará, no dia 27 de março, em São Paulo, a primeira edição da Conexão Latino-Americana: Fortalecendo Parcerias na Cadeia de Valor da Suinocultura. O encontro presencial é apenas para convidados e contará com tradução simultânea para português e espanhol.
A iniciativa busca estabelecer um ambiente de diálogo entre associações de suinocultores da América Latina, promovendo debates sobre desafios comuns e oportunidades para colaboração. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes Lopes explica que cada associação participante terá um espaço para expor suas iniciativas e desafios, permitindo uma troca de experiências sobre temas como sanidade animal e biossegurança, mercado internacional, sustentabilidade, políticas públicas e inovação e tecnologia. “Ao final, como encaminhamento haverá a elaboração de uma agenda conjunta, buscando a cooperação entre os países para fortalecer o setor. O desdobramento desse diálogo está previsto para culminar na assinatura de uma carta de cooperação entre os participantes”, explica o presidente da ABCS.
Lopes reforça ainda a importância do evento para os países participantes, pois os suinocultores latino-americanos desempenham um papel fundamental na produção global de carne suína, um dos setores agropecuários mais dinâmicos. “A Conexão Latino-Americana representa um passo estratégico para a construção de parcerias e para o fortalecimento da cadeia suinícola É um marco para o setor e será uma oportunidade única para consolidar uma agenda de desenvolvimento conjunto”, destaca.
A programação contará com apresentações institucionais da ABCS e da ABEGS, abordando aspectos estratégicos do setor suinícola brasileiro, como sanidade, mercado e políticas públicas, além de destacarem o potencial da genética suína brasileira e seu diferencial sanitário por meio de parceria público privada com o Ministério da Agricultura e Pecuária na Estação Quarentenária de Cananéia.