Associação Brasileira protagoniza evento de conexão latino-americana para fortalecer a comunicação e fomentar oportunidades entre os países participantes.
No dia 27 de março, São Paulo será palco da primeira edição da Conexão Latino-Americana: Fortalecendo Parcerias na Cadeia de Valor da Suinocultura, evento promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) e da plataforma 3tres3. O encontro, exclusivo para convidados, contará com a presença de representantes da suinocultura dos países Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Panamá, Peru, Bolívia, Equador e México, reunindo lideranças das associações suinícolas destes países, além de presidentes e gestores do Sistema ABCS.
O evento tem como objetivo fomentar o diálogo sobre os desafios e oportunidades do setor, promovendo parcerias comerciais e tecnológicas. Entre os temas em debate, estão sanidade animal e biossegurança, mercado doméstico e internacional, sustentabilidade e bem-estar animal, além de políticas públicas e incentivos governamentais à inovação e tecnologia.
A programação inclui apresentações institucionais da ABCS e da ABEGS, abordando aspectos estratégicos da suinocultura brasileira, como sanidade, mercado e políticas públicas. Além disso, será apresentado o diferencial sanitário da suinocultura brasileira. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ressalta a importância da troca de experiências entre os participantes. “Essa conexão será um marco para a colaboração internacional, trazendo benefícios concretos para todos os países envolvidos”, conclui.
Suinocultura na América Latina
Em 2024, o Brasil exportou 178.844 mil toneladas de carne suína para os países participantes do evento (exceto Equador), representando 13,4% do total exportado pelo Brasil no ano. No contexto da produção regional, os nove países confirmados no evento, possuem um plantel de mais de 2 milhões de matrizes, enquanto o Brasil conta com mais de 5 milhões. Esses números demonstram a relevância dessa iniciativa.
A expectativa é que a Conexão Latino-Americana resulte em iniciativas para a evolução do setor, incluindo a elaboração de uma agenda conjunta de cooperação entre os países. A Conexão Latino-Americana representa um passo estratégico para a construção de parcerias e para o fortalecimento da cadeia suinícola na América Latina.
Serviço
Local: Celeiro Quintal
Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 1098 – Pinheiros, São Paulo
Horário: 8h às 16h