Uma das líderes mundiais no setor de aditivos para rações, e que completa duas décadas da sua marca este ano, a Adisseo é patrocinadora prata do IX Congresso do Colégio Latino-Americano de Nutrição Animal (CLANA), que ocorre no México entre 26 de setembro e 1º de outubro.
O evento, cujo tema é “Alimentando animais para uma nova normalidade: Ciência e tecnologia para recuperar o tempo perdido”, está alinhado ao posicionamento da Adisseo de promover cada vez mais a inovação e o desenvolvimento sustentável das soluções disponíveis aos clientes.
Nesse sentido, a Adisseo realizará uma série de ações durante o evento:
– Patrocínio das três palestras que compõem o painel “Atualização sobre o uso de energia líquida em suínos” (28/09, às 8 horas), coordenado pelo Gerente Comercial da Área México e América Central, Juan Carlos Bello;
– Realização do seminário “Energia Líquida, Frações Digestíveis e Indigestíveis em monogástricos: A próxima fronteira” (29/09, às 15 horas), com a presença, entre outros debatedores, do palestrante Dr. Jean Noblet (French National Institute for Agriculture, Food, and Environment | INRAE);
– Lançamento exclusivo para o mercado mexicano da solução Rovabio PhyPlus, a ser realizado durante o seminário de “Energia Líquida”.
Rovabio PhyPlus
Lançado no fim do ano passado em alguns países, Rovabio PhyPlus inicia sua trajetória no mercado LATAM (América Latina) pelo México, durante o IX CLANA.
Mais novo pilar da linha de produtos enzimáticos Rovabio, Rovabio PhyPlus é uma nova geração de 6-phytase, mais estável, que partindo da degradação IP6 do ácido fítico, em curto espaço de tempo, libera o fósforo, e limita a capacidade antinutricional dos fitatos de quelar nutrientes valiosos no intestino animal, aumentando assim não apenas a disponibilidade de fósforo, mas também promovendo uma melhora na digestão geral dos alimentos.
Vários estudos também mostram que o Rovabio PhyPlus é capaz de extrair mais de 80% do fósforo fítico contido nas rações para aves, reduzindo significativamente a excreção de fósforo no meio ambiente, diminuído os custos da ração e melhorando a sustentabilidade.
Além da eficiência superior, Rovabio PhyPlus também se diferencia dos demais produtos de fitase devido à sua alta termoestabilidade intrínseca, que cria uma oportunidade para uma nova maneira de usar fitases líquidas. Desse modo, na forma líquida, Rovabio PhyPlus pode ser pulverizado diretamente no misturador antes da peletização/condicionamento.
Rovabio PhyPlus simplifica, portanto, as operações diárias da fábrica de ração, além de contar com todo o suporte do Programa Feedase, que coloca ao alcance dos clientes uma série de serviços e conhecimentos técnicos que ajudam a maximizar a lucratividade, melhorando a sustentabilidade ambiental e operacional.
Sobre as bases do programa que integram as soluções da linha Rovabio, Marcio Ceccantini, Diretor Global de Suporte C&T em Digestibilidade de Alimentos, diz o seguinte: “Há 5 anos, criamos o Programa Feedase, que expressa exatamente a resposta combinada dessas soluções multienzimáticas frente a diferentes frações indigestíveis e fatores antinutricionais, e este conhecimento resultou numa atualização do software de cálculo de matriz nutricional, agora nomeado Feedase Predictor. Hoje temos mais de 200 clientes já usando a mais nova versão, lançada em maio deste ano. Nutricionistas do mundo todo, da Argentina à China, passando por vários países da América e Europa”.
Energia líquida
Todas essas ações visam responder às necessidades atuais dos clientes Adisseo. E acompanham de perto os produtores Latino-americanos que também têm como primeira preocupação os custos.
Mas antecipando-se em relação às soluções das questões ligadas à ESG (governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, Social, and Corporate Governance), a Adisseo também dá suporte às necessidades dos clientes LATAM que já começam a fazer investimentos altos e têm colocado objetivos de longo prazo importantes em sustentabilidade. Não por acaso, isso está em destaque no IX CLANA, e igualmente nas discussões do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA).
“A Adisseo já trabalha nisso, e começou pela lição de casa, com investimentos em energia limpa, ações ambientais e sociais, resultando numa melhora contínua dos nossos processos internos, com relatórios que estão à disposição de todos”, comenta Marcio Ceccantini, Diretor Global de Suporte C&T em Digestibilidade de Alimentos. “E conjuntamente com os clientes, temos trabalhado pela sustentabilidade da produção de proteína animal, no sentido de buscar uma produção que deixe uma menor pegada de carbono, e contribua para melhoria dos índices ESG”.
Essas ações vão além da venda de produtos eficientes. Como exemplo, a Adisseo tem investido nos Serviços Nestor, uma plataforma única e exclusiva para obter as recomendações nutricionais com base em energia líquida para aves e suínos, que proporciona melhor aproveitamento dos ingredientes das rações e, consequentemente, reduzem os custos destes alimentos.
Embora, para a formulação de dietas de animais monogástricos, o sistema baseado nos valores de energia liquida não seja uma novidade, ele vem sendo pouco usado pelas dificuldades de se obter dados confiáveis e pelo pouco conhecimento de suas vantagens. Com o “Serviço NESTOR”, a Adisseo vem completar estas lacunas, e com a ajuda de especialistas como Dr. Jean Noblet (INRAE), vem preconizar que o sistema de energia líquida é o mais adequado para calcular com maior precisão as necessidades dos animais.
Comparativamente à energia metabolizável, por exemplo, a formulação com base nos valores da energia líquida permite ter realmente foco no fornecimento dos nutrientes utilizados para a manutenção e o crescimento dos animais, trazendo alguma melhora nos custos, e principalmente melhorando a predição da performance animal.
A Adisseo aprofundará esses temas no IX CLANA durante o seminário “Energia Líquida, Frações Digestíveis e Indigestíveis em monogástricos: A próxima fronteira”, que ocorrerá em 29 de setembro, às 15 horas, no salão 21 do Centro Internacional de Congresso de Mérida, Yucatán (México).