Com uma planta fabril focada em saúde animal nos Estados Unidos, a Agener União é referência quando o tema são grandes animais e, a partir de agora, passa a contar com uma divisão exclusiva para atender o mercado de suínos. Além da ampliação de seu portfólio, a companhia contará com uma equipe especializada neste segmento e com uma estratégia de negócios especifica para esses animais.
“Queremos atuar de forma mais estratégica nesse mercado e estreitar o relacionamento com os criadores. Temos um enorme potencial para contribuir com essa parcela tão importante do agronegócio. Suínos representam 7% do faturamento da Agener União, e com a nova divisão a tendência é um crescimento expressivo”, explica Marco Rogério Dalalio, diretor da Agener União.
Atualmente, a Agener União atua com medicamentos como Antimicrobianos (Roflin, Zelotril, Fortgal), Anti-inflamatório (Dextar), Especialidades (Agespirin, Agecox) Matabicheiras (Mectimax) e Tônicos Revigorantes (Potenfort) para suínos. Mesmo sem uma atuação exclusiva, segundo dados do IQVIA 2021, a Agener União já ocupa a 10ª posição neste mercado. E a expectativa é de inicialmente faturar R$50 milhões por ano com a nova unidade.
O principal produto na linha de suínos até o momento é o Agecox Neo, indicado na prevenção e tratamento dos sinais clínicos da coccidiose (Isospora suis), enterite que provoca diarreia em leitões lactente, que pode ser utilizado a partir de um dia de vida do animal. “Agecox Neo é um produto que foi desenvolvido dentro da União Química, e esse será nosso caminho na linha de suínos. Produtos exclusivos e inovadores já estão em desenvolvimento no nosso departamento de P&D”, finaliza Dalalio.
A criação da divisão de suínos aconteceu num momento importante para a empresa após a estruturação e consolidação da linha de ruminantes, em que a empresa ocupa a terceira posição no ranking de faturamento, e no mercado pet onde aparece em quinto lugar.
“A expectativa da Agener União é consolidar sua participação em suínos com um portfólio cada vez mais robusto e completo. Além disso, num futuro não muito distante a divisão também irá investir de forma mais efetiva em aves, segmento que a empresa já tem alguns produtos”, conclui Dalalio.