A Associação Goiana de Suinocultores (AGS) capacitou na última semana os expositores selecionados para o 9º Festival Gastronômico de Trindade, cidade localizada a 18km de Goiânia. A festa vai ocorrer entre os dias 25 e 27 de agosto deste ano, e deve reunir 120 mil pessoas. A carne suína é ingrediente obrigatório nos pratos que serão vendidos.
Cerca de 40 donos de bares, restaurantes, lanchonetes, food truck e empreendedores aprenderam novos cortes da carne de porco e seis receitas para servir de inspiração: filé suíno ao molho branco, picadinho de carne suína com batata, risoto com carne suína, estrogonofe, salada com tiras de lombo, penne e molho pesto, além de um escondidinho de carne suína. As receitas foram feitas pela chef Amanda Guimarães, que também coordenou uma consultoria para cada expositor.
Além das receitas, a AGS levou a nutricionista Gleiva Staciarini para uma palestra sobre as mudanças da carne suína nos últimos anos. Ela explicou a redução da gordura nos animais, as regras para as granjas e a importância da proteína na alimentação das pessoas.
Projetos
A associação trabalha em parceria com as prefeituras goianas com o objetivo de incentivar o consumo da carne suína. Em Trindade, ao lado das secretarias de Turismo e Cultura, e Indústria e Comércio, a AGS também já levou cursos de capacitação para merendeiras e donos de restaurantes de distritos do município.
“Estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura de Trindade neste ano, não só no Festival, como também capacitando as merendeiras dentro do nosso projeto de capacitação. Como cada dono de barraca terá que apresentar um prato com carne suína, resolvemos trazer nossa chef Amanda Guimarães para ensinar algumas receitas e a nossa nutricionista Gleiva Staciarini para mostrar que a carne é saudável. Infelizmente, muitas pessoas ainda têm aquela visão errada de que a carne de porco é gordurosa e não faz bem”, explica a secretária-executiva da AGS, Crenilda Neves.