Desde fevereiro os profissionais da indústria de aves e suínos dos Estados Unidos passaram a ter acesso a uma importante ferramenta, a linha Provillus. Única linha de aditivos funcionais em todo mundo capaz de modular biomarcadores da microbiota de cada animal e favorecer o aumento das bactérias benéficas no indivíduo (espécie-específica) que estão comprovadamente correlacionadas com a performance zootécnica e o bem-estar dos animais.
A ação aconteceu no formato pré evento, realizado no dia 23 de janeiro, antecedendo a abertura oficial da IPPE 2023 (Internacional Production & Processing Expo, Atlanta/GA, Estados Unidos). “Os EUA são um dos maiores produtores de carne de frango e suína do mundo. Desta forma, considero a oportunidade de apresentar e lançar a linha Provillus como um passo muito importante para a Aleris, um grande mercado consumidor de tecnologia de aditivos”, salienta o CEO da Aleris, Daniel Nazarian de Morais.
Os produtos da linha, Provillus 4Poultry e Provillus 4Pig, foram desenvolvidos com a ajuda da Inteligência Artificial e Machine Learning, recursos capazes de direcionar ações para modular a microbiota para que o animal atinja seu máximo potencial genético em desempenho dentre outras características importantes para a produção animal atual, tal como o bem-estar. “Os produtos e os serviços da Linha Provillus proporcionarão ainda mais eficiência produtiva e rentabilidade para os avicultores e suinocultores norte-americanos”, enfatiza Daniel.
Quem discorre sobre os diferenciais da tecnologia e benefícios que o acesso a ferramenta trará para a avicultura e suinocultura norte-americana é a Dra. Mariana Nascimento, Coordenadora Técnica da Aleris e umas das palestrantes do evento de lançamento.
“Ainda que haja muitos e excelentes estudos na área de microbiota, a tecnologia da linha Provillus se torna uma grande aliada para a indústria avícola e suinícola. Isso porque ela é uma ferramenta capaz de otimizar todo esse excelente conhecimento já gerado e, o mais importante, auxiliar nas tomadas de decisões de forma ainda mais estratégica e com muito mais assertividade. Compreendemos que o dia a dia da produção animal exige de nós, indústria de aditivos, cada vez mais acurácia no desenvolvimento de produtos e soluções, ou seja, uma classe de aditivos nutricionais que representa o avanço do conceito e aplicabilidade da modulação específica da microbiota com o objetivo de melhorar características de interesse zootécnico em animais não ruminantes, afirma.
Já a Dra. Theresia Lavergne, Gerente de Serviços Técnicos Sênior da Natural Biologics, distribuidora parceira Aleris nos Estados Unidos, apresentou o resultado da recém-pesquisa realizada pela Universidade do Arkansas e Universidade do Estado do Mississipi do Provillus 4Poultry. De acordo com o CEO da empresa parceira, Charlie Elrod, o estudo comprovou a eficácia do Provillus 4Poultry contra a doença Blackhead em perus e Coccidiose em frangos de corte. “O estudo demonstrou que as mudanças no microbioma das aves alimentadas com Provillus 4Poultry e a elevada correlação à melhoria do desempenho zootécnico e aumento da resistência das aves aos desafios causados pelas doenças”.
“Acredito que o nosso evento foi muito bem-vindo por todos os presentes. Estiveram por lá importantes profissionais do meio dos Estados Unidos, entre eles: nutricionistas de aves e suínos, imprensa especializada e membros das principais entidades setoriais dos Estados Unidos. Além disso, as informações apresentadas renderam conversas e agendamentos para reuniões estratégicas para a implementação desta nova tecnologia que considero uma evolução dentro da indústria de alimentação para animais de produção mundial”, completa Charlie.